Quando nietzsche chorou?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.5 / 5 16 votos

Quando Nietzsche Chorou é o primeiro romance do psicoterapeuta e professor Irvin D. Yalom que mescla elementos reais com a ficção.

Breuer é um renomado médico da cidade, detentor de uma invejada capacidade de fazer bons diagnósticos. Depois de um encontro imprevisível com uma jovem russa, o médico se vê diante de uma difícil tarefa: tentar descobrir a origem dos horríveis sintomas, físicos e psicológicos, que acometem Nietzsche.

Quando nietzsche chorou é o romance de ficção histórica de 1992 escrito pelo existencialista americano Irvin D. Yalom. Ambientada em Viena na década de 1880, a história promove um encontro hipotético entre figuras da vida real Dr.

Quando Nietzsche Chorou é um romance atraentemente bem estruturado, bem delineado na veste psicológica e complexa dos dois personagens centrais, transpostos da realidade. Evidencia-se um bom trabalho de pesquisa sobre o enquadramento social, histórico e científico da época narrada.

Você pode assistir "Quando Nietzsche Chorou" no Looke em Stream legalmente.

Rüdiger Safranski - Nietzsche de fato se tornou rapidamente um mito para o grande público. Mas por quê? Tudo se encaixa! [Ele era] um solitário que, de modo ousado, proclamou que "Deus está morto" e, como se fosse castigadopor isso, enlouqueceu.

Para Nietzsche, o sofrimento pode ser algo bom, assim como a doença. A dor não é uma objeção à vida, por ter atravessado diversos momentos de sofrimentos em sua vida, ele entende este como uma condição que possibilita perceber melhor a si mesmo.

Nietzsche defendia a inexistência em vários sentidos: de Deus, da alma e do sentido da vida. Para ele, o ser humano deveria abandonar as muletas metafísicas, a chamada morte dos ídolos. O filósofo se opunha aos dogmas da sociedade, principalmente ao defender que a verdade era uma ilusão.

Nessa nova visão de mundo, o homem passa a aceitar a destruição e a criação, a saúde e a doença, a morte e a vida. Portanto, a afirmação da vida em Nietzsche significa reinterpretar o mundo a partir da noção de impulso, viabilizando um novo modo de pensar e, por consequência, amar a vida em sua totalidade.

Paul Ludwig Carl Heinrich Rée (Bartelshagen, 21 de novembro de 1849 — Celerina/Schlarigna, Suíça, 28 de outubro de 1901) foi um autor, médico, filantropo e filósofo alemão.

O filme “Quando Nietzsche Chorou” relata a história entre o filósofo alemão Friedrich Nietzsche e o médico Josef Breuer, professor de Sigmund Freud. No filme a história inicia relatando o sofrimento e profundo desespero do Nietzsche que se inicia após ter conhecido e se apaixonado por Lou Salomé.

Encontro fictício entre o filósofo Friedrich Nietzsche e o médico Josef Breuer. A pedido de uma amiga de Nietzsche, preocupada com suas tendências suicidas, Breuer concorda em tratá-lo através da embrionária técnica de psicanálise sem que ele saiba.

Breuer e psicologia
Foi a partir daí, e por meio de pesquisas futuras, que Josef Breuer estabeleceu quais seriam os fundamentos da psicanálise. Ele é considerado o criador, no nível da psicologia, do método catártico , a partir do qual as patologias psíquicas da histeria podem ser tratadas.

Friedrich Nietzsche foi um filólogo (estudioso de línguas clássicas, como o latim e o grego antigo), poeta e filósofo alemão contemporâneo, autor de uma vasta e polêmica obra. Seus livros deixaram os primeiros indícios do surgimento da filosofia contemporânea.