Quando não devo tomar laxante?

Perguntado por: adinis . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.2 / 5 6 votos

Além de tudo o que conversamos até aqui, é importante deixar claro que os laxantes não são indicados para mulheres grávidas e pessoas que apresentam vômitos e náuseas, uma vez que o remédio pode aumentar a desidratação e causar outros incômodos, dores e, até mesmo, doenças.

A pessoa passa a ter que tomar doses cada vez maiores, o que pode levar a problemas cardíacos ou renais devido à eliminação de eletrólitos importantes, como o cálcio, além de vitaminas e nutrientes. Essa dependência ocorre porque o laxante irrita a mucosa intestinal.

Muvinlax®, laxante do tipo osmótico, estimula o aumento do volume e frequência das evacuações sem causar irritação no intestino.

– O uso de laxante só é indicado para pessoas que têm intestino preso ou quando precisa, do ponto de vista médico, limpar o intestino para eventuais exames, como uma colonoscopia, que examina internamente o cólon e o reto e é preventivo para o câncer de câncer colorretal.

Use alimentos como um laxante natural
Beber suco de ameixa também tem se mostrado benéfico. Um ensaio clínico de 2021 aponta que comer dois kiwis por dia é tão poderoso quanto as ameixas no aumento da frequência das fezes e na redução do esforço –e tem o benefício adicional de ajudar contra o inchaço.

Beber muita água e manter-se hidratado é uma ótima maneira de regular a digestão. Durante a lavagem intestinal, é necessário tomar de seis a oito copos de água morna por dia. Além disso, incluir alimentos com alto teor de água, como frutas e vegetais, também ajuda a limpar o intestino.

O docusato de sódio, medicamento da classe dos laxantes catárticos, é velho conhecido (e temido) dos gastroenterologistas. Se usado de forma crônica para tratar a constipação — e sem orientação de um especialista –, o laxante pode levar a uma ineficiência da evacuação.

Para amolecer as fezes e soltar o intestino, você pode utilizar alimentos ou medicamentos que ajudem o funcionamento do trato intestinal, além de beber bastante água e caminhar . Alimentos: feijão, grãos integrais, farelo de cereais, frutas frescas e vegetais. Medicamentos: laxantes e óleo mineral.

O Muvinlax, é um deles, que pode levar apenas de 3 a 6 horas para fazer efeito, promovendo alívio rápido e com menos tendência a efeitos colaterais como cólicas, inchaços e gases.

Muvinlax é um medicamento indicado para pacientes que estejam com prisão de ventre ou quando há fezes endurecidas presas no intestino. Também é utilizado para limpeza intestinal antes da realização de exames clínicos como endoscopia ou radiologias.

Veja a seguir!

  1. Beba água. O corpo precisa de muita água, principalmente para as funções vitais. ...
  2. Mexa-se! O exercício também contribui para melhorar o trânsito intestinal. ...
  3. Troque os refinados pelas fibras. O intestino precisa de fibras para empurrar os resíduos que ficam nele. ...
  4. Evite os sucos. ...
  5. Eduque seu intestino.

Suco de maçã e azeite de oliva
O suco de maçã com azeite de oliva é rico em fibras e ajuda a amolecer as fezes, funcionando como um laxante natural. 1 maçã com casca; Meio copo de água; Azeite de oliva.

As frutas, como mamão, laranja e ameixa, são ótimas opções que ajudam a soltar o intestino, combatendo a prisão de ventre. Essas frutas contêm fibras que estimulam os movimentos naturais do intestino e favorecem a formação das fezes.

Como fazer cocô todos os dias?

  1. Comer mais fibras. Uma alimentação saudável, principalmente com alimentos ricos em fibras no cardápio, pode acelerar o funcionamento do seu intestino. ...
  2. Beber mais água. ...
  3. Reeducar o intestino. ...
  4. Suplementar probióticos.

Beber água morna com limão ao acordar
Beber água morna com limão ao acordar pode ser uma boa forma de soltar o intestino preso, porque estimula os movimentos naturais do intestino.