Quando a menstruação acaba corre risco de engravidar?

Perguntado por: mteixeira . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.8 / 5 18 votos

Se a ovulação ocorre cedo - no caso de seus ciclos menstruais serem curtos - você pode engravidar nesse período do mês. No entanto, assim que a menstruação termina, você passa para a próxima janela de fertilidade; ou seja, suas chances de engravidar aumentam com a proximidade da ovulação.

No entanto, é possível que uma pessoa engravide se ela fizer sexo nos dias finais da menstruação ou imediatamente após o período menstrual. Isso ocorre porque a relação sexual se dá mais perto da ovulação e, assim, os espermatozóides conseguem sobreviver tempo suficiente para fecundar o óvulo.

Sendo assim, para descobrir o período fértil, a mulher precisa contar 14 dias a partir do primeiro dia da menstruação, para depois acrescentar três dias antes e três dias depois dessa data, em caso de ciclos menstruais com intervalos de 28 dias.

Seja 1 dia depois da menstruação ou mais, a probabilidade de gravidez já tem a ver com o período fértil esperado para determinada mulher. 3 dias depois da menstruação algumas mulheres já poderão estar dentro do seu período fértil.

Anote nesse calendário o primeiro dia da sua menstruação. Esse será o primeiro dia do seu ciclo menstrual. Os primeiros 9 dias da sua menstruação são aqueles em que há menos chances de engravidar.

Normalmente, o período fértil da mulher acontece por volta da metade do ciclo menstrual, como já vimos no tópico anterior. Então, basta contar entre 10 e 14 dias após o primeiro dia da menstruação e você terá um momento propício para engravidar.

A menstruação acaba quando deixa de descer um fluxo vermelho vivo e, gradualmente, a secreção vaginal volta ao normal. Não existe utilidade em saber exatamente o dia em que a menstruação acaba, porque isso não influi no ciclo ou na ovulação.

Um período que dura entre três e cinco dias todos os meses, capaz de deixar diversas mulheres com os hormônios à “flor da pele”, com sintomas como alteração na secreção vaginal, aumento da libido e temperatura corporal elevada. Estamos nos referindo ao período fértil.

As relações sexuais ocorridas dentro das 48 horas antes da ovulação são aquelas com maior chance de gerar uma gravidez. Estudos mostram que as chances de engravidar consoante a data da relação sexual são as seguintes: Até cinco dias antes da ovulação: 4%. Até dois dias antes da ovulação: 25 a 28%.

Os sintomas de gravidez nos primeiros dias após a fecundação aparecem de forma variada. Nos primeiros 7 a 10 dias após a relação, podem começar a aparecer alterações no corrimento vaginal, que fica mais rosado. Algumas mulheres também podem sentir cólicas abdominais.

Pílula anticoncepcional de emergência (pílula do dia seguinte) – Deve ser usada somente em casos de emergência, até 72 horas após a relação sexual desprotegida. Ela evita a gravidez não desejada, impedindo ou retardando a ovulação e diminuindo a capacidade dos espermatozoides de fecundarem o óvulo.

É importante lembrar que a partir da ovulação os gametas femininos permanecem viáveis por até 24h nas tubas uterinas, e os espermatozoides sobrevivem até 72h dentro do corpo da mulher. Portanto, a fecundação pode acontecer em até 3-4 dias depois da relação sexual.

Em geral, é recomendado que o teste de gravidez seja feito posteriormente ao primeiro dia de atraso menstrual. Testes mais assertivos, como o de sangue, podem oferecer um resultado após 10 dias da relação com fecundação. Já os de farmácia, tendem a ser menos precisos, por isso são indicados após 15 dias do ato sexual.