Quantos dias depois da ovulação dá para saber se estou grávida?

Perguntado por: ncastro . Última atualização: 2 de julho de 2023
4 / 5 4 votos

Mas no geral, podemos dizer que passado o período fértil, a melhor data para começar a fazer os testes de gravidez é depois do 16º dia da ovulação e da relação sexual. Isso porque depende dos dias de fase lútea para que aconteça o atraso e todas as mulheres tem uma fase lútea fixa de aproximadamente 14 dias.

Por volta do 5º dia, possui cerca de 120 células e é chamado de blastocisto — está pronto para se fixar no endométrio e iniciar a gestação. Ou seja, o intervalo entre a relação sexual e a nidação depende do ciclo de ovulação de cada mulher, sendo entre 5 e 12 dias o tempo médio.

O óvulo pode ser fertilizado apenas até 24 horas após a ovulação. Se não for fertilizado, o revestimento do útero será descartado (e o óvulo irá com ele) e a menstruação iniciará. Ela marca o início do próximo ciclo menstrual.

Comece a utilizar testes de farmácia para saber se está ovulando. Semelhante aos testes de gravidez, existem também os testes de farmácia para a ovulação. Esses testes detectam na urina da mulher o aumento dos níveis de LH associados à liberação do óvulo.

Na 4ª semana após a fecundação (6ª semana de gravidez pela DUM), cerca de 70% das gestantes já terão notado algum sinal ou sintoma de gravidez.

Normalmente, um teste pode começar a positivar com 13, 15 dpo (dia pós ovulação) e, mesmo assim, de forma bem fraquinha. Em ciclos desregulados, saber quando fazer o teste de gravidez é mais complicado, mas se você aprendeu a detectar a sua ovulação, mesmo com ciclos irregulares está em vantagem!

Logo após a ovulação os níveis de estrogênio caem levemente e, então, a progesterona (e o estrogênio) começam a subir. Se não houver sinal hormonal de uma gravidez, eles começam a cair novamente no meio da fase lútea, eventualmente desencadeando a menstruação.

Estudos mostram que as chances de engravidar consoante a data da relação sexual são as seguintes: Até cinco dias antes da ovulação: 4%. Até dois dias antes da ovulação: 25 a 28%. Durante as 24 horas após a ovulação: 8 a 10%.

Do momento da fecundação até o início da nidação pode transcorrer de 5 a 12 dias, variando de acordo com cada organismo, sendo o tempo comumente considerado pelos ginecologistas de sete dias. A fixação completa do embrião na parede do útero leva cerca de 13 dias.

Em diversos casos, é compreendido como período fértil entre os 3 dias antes e os 3 dias depois da ovulação. Assim, se você tiver relação nesses dias, consequentemente tem maiores chances de engravidar. No entanto, se a relação ocorrer até 5 dias antes da ovulação, a fecundação também pode ocorrer.

O óvulo, ao ser liberado, pode ser fecundado em até cerca de 24 horas. O período fértil geralmente começa três dias antes e termina três dias depois da ovulação, portanto a janela de fertilidade é de cerca de seis dias. Esse é o momento mais propício à fecundação.

A fecundação é um processo que ocorre normalmente nas tubas uterinas no primeiro dia após a ovulação. No dia da ovulação, a mulher libera de seu ovário um ovócito secundário, que é chamado popularmente de óvulo. Esse ovócito inicia uma migração em direção ao útero que demora cerca de oito dias para ser completada.

Corrimento no início da gravidez é normal
É muito comum a mulher apresentar um corrimento branco, de aspecto leitoso e mais abundante”, descreve.

A gravidez silenciosa, geralmente, acontece com quem tem ciclo menstrual irregular. Então, o tempo de espera para fazer o exame pode ser de 10 dias após a relação sexual desprotegida.

Na maioria das gestações, os sintomas iniciais surgem a partir de 2 a 3 semanas após a fertilização. Porém, isso varia de gestação para gestação, inclusive na mesma mamãe. Imagine em mulheres diferentes. Além disso, muitas mulheres não sentem quaisquer sintomas durante o início do período gestacional.

Cansaço excessivo sem motivo aparente; Aumento da frequência para urinar; Prisão de ventre; Náusea.