Qual o tipo de papel para sublimação?

Perguntado por: resteves . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 16 votos

Estes são os tipos de papel que você pode usar para sublimação: papel fundo azul, papel branco resinado, papel fundo rosa, papel fundo amarelo e papel Matte. O papel transfer sublimático mais usado no mercado é o famoso “fundo azul”, que é chamado assim por ter uma de suas faces na cor azul.

O papel sublimático resinado fundo azul é padrão para qualquer tipo de trabalho com sublimação. Sua composição permite a transferência fidedigna das artes com as cores vivas e condizente com o perfil de cores configurado. É, possivelmente, o modelo mais utilizado no mercado.

Papel Sublimático Mundi (Globinho) – Papel Importado.

Qual o melhor papel para estampar canecas personalizadas? O especialista orienta que seja utilizado, de preferência, o papel sublimático para a impressão de estampas em canecas. “Esse tipo de papel é tratado para que saia o máximo de tinta possível no substrato”, observa Oliveira.

Papéis sublimáticos para impressão de grande formato
Gramatura: varia entre 56g/m² e 90g/m², dependendo do tipo de serviço a ser executado (textos ou chapados).

Diferente do transfer, o papel sublimático não cola no tecido, ele visa passar a tinta contida nele para o tecido e durante o processo faz o tecido absorver a tinta pela temperatura e pressão. Uma vantagem muito grande é que a estampa não racha e dura muito mais tempo, até o tecido da camisa ficar velho.

Tecido para sublimação
Existem três categorias de tecidos para sublimação: Malha PP (100% poliéster), Malha PV (67% poliéster e 33% viscose) e Malha PA (50% poliéster e 50% algodão).

Resumindo: para trabalhar com sublimação, você precisará comprar uma impressora jato de tinta, preferencialmente da marca Epson e da linha L Eco Tank.

1 – Sawgrass
A tinta sublimática Sawgrass refere-se a uma tinta americana bastante tecnológica por isso é considerada como uma das melhores tintas de todo o mundo.

Para iniciar um negócio na área de sublimação, você deve possuir uma impressora sublimática que irá imprimir a arte para que depois seja sublimado em um equipamento térmico. Existem diversas marcas que fazem este tipo de processo, porém, você deve levar em conta qual o material e o tamanho que irá precisar.

Quando aplicamos na caneca o papel impresso com essa tinta na maquina de prensar caneca, a temperatura e a pressão fazem a tinta "evaporar" (o que pode ser chamado de sublimar) e tingir a resina. Por isso, a caneca que você comprou não pode ser sublimada.

mas vamos supor que você já tem uma impressora com tinta corante. e deseja utilizar a mesma impressora para sublimação isso é possível sim. é possível desde que você faça a troca das Tintas de forma responsável.

Há duas formas básicas de sublimação: impressão direta e transferência térmica. Na transferência térmica, processo mais antigo, impressoras jato de tinta usam tinta sublimática em papéis, que depois são usados na transferência para o material por meio de prensagem muito, mas muito quente.