Pode fazer sublimação em qualquer caneca?
Então, as canecas comuns, vendidas em mercado, não são as mais adequadas para a personalização. Existem versões próprias para a técnica e que garantem os resultados esperados.
Pode usar qualquer caneca para sublimação
Fatos sobre sublimação em canecas:
Uma caneca pura de acrílico, dessas que compramos em qualquer mercado, não é possível estampar por sublimação. Assim como as canecas de porcelana, é preciso que a superfície receba um tratamento de resina pois é nesse material que a sublimação acontece.
Quais tipos de caneca para sublimação
Canecas para Sublimação
- Cerâmica.
- Polímero.
- Vidro.
Porque a sublimação não sai na caneca
Quando aplicamos na caneca o papel impresso com essa tinta na maquina de prensar caneca, a temperatura e a pressão fazem a tinta "evaporar" (o que pode ser chamado de sublimar) e tingir a resina. Por isso, a caneca que você comprou não pode ser sublimada.
O que é preciso para fazer sublimação em canecas
O primeiro passo para fazer a sublimação em canecas é imprimir o desenho em um papel sublimático. A imagem deve estar em RGB e espelhada, já que, durante a transferência, será invertida. Para envolver o papel na caneca, você pode utilizar a alça como referência e utilizar uma fita térmica para prendê-lo ao produto.
É possível fazer sublimação em copo de vidro comum
Neste caso, para sublimar copo de vidro, eu trabalhei com temperatura mínima de 162°C, temperatura máximo de 180°C e 90 segundos. Recomendo que procure trabalhar sempre que puder com temperatura mínima e máxima em suas canecas e copos.
Qual o valor de uma máquina de sublimação
O investimento para adquirir a máquina de sublimação varia entre R$ 1.600,00 e R$ 4.000,00, de acordo com a marca escolhida e do número de itens que estão inclusos nestes kits.
Qual a melhor impressora de sublimação
Quais as melhores impressoras para sublimação?
- Epson Surecolor F170. Melhor Escolha. . ...
- Epson EcoTank L3250. Ótima opção. . ...
- Epson EcoTank L3210. Multifuncional barata. . ...
- Epson EcoTank L14150. Sublimação A3. . ...
- Epson EcoTank L18050. Tamanho A3. . ...
- Epson EcoTank L4260. Frente e Verso automático. . ...
- Epson EcoTank L121. A mais barata. .
Como deixar as cores mais vivas na minha sublimação
O papel transfer sublimático mais usado no mercado é o famoso “fundo azul”, que é chamado assim por ter uma de suas faces na cor azul. Esse papel “fundo azul” transfere 100% da tinta para seu produto, devido ao revestimento de acetato especial, fazendo que as cores sejam mais vivas e fiéis à arte original.
Como evitar o efeito fantasma na sublimação
Na maioria das vezes, é melhor perder alguns minutos limpando e preparando a prensa do que tentar acelerar a produção. Muitas vezes, o efeito fantasma na sublimação é causado pela falta de alguns cuidados com a prensa antes de o processo ser iniciado. Pré-prensar o tecido antes da prensagem final.
O que eu preciso para começar a fazer canecas personalizadas
Para quem está iniciando na área precisa dos seguintes produtos:
- Computador, para fazer a edição da arte que vai estampar na caneca;
- Impressora;
- Prensa Térmica de Canecas;
- Canecas para sublimação;
- Tinta Sublimática;
- Papel Sublimático;
Como começar a trabalhar com sublimação
Para iniciar um negócio na área de sublimação, você deve possuir uma impressora sublimática que irá imprimir a arte para que depois seja sublimado em um equipamento térmico seja a prensa plana ou cilíndrica.
Qual tinta usa na impressora de caneca
tinta sublimática
Para o obter os resultados esperados, recomenda-se o uso da tinta sublimática, que tem as características necessárias para estampar o substrato das canecas próprias para sublimação.
É possível fazer sublimação em algodão
É possível sim sublimar tecidos em algodão, mas aí vão algumas dicas adicionais – já que o tecido por si só não será capaz de absorver a arte. Uma possibilidade é a de utilizar termocolante, que possui um tecido branco à base de poliéster.
O que devo saber sobre sublimação
Na sublimação, a tinta sublimática, quando submetida a uma temperatura elevada, sai de seu estado sólido — impresso no papel sublimático — e passa para o estado gasoso, transpassando a folha e aderindo ao produto.