Qual o tempo estimado de vida de uma pessoa que teve câncer de intestino?

Perguntado por: oflores2 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.3 / 5 20 votos

A expectativa de vida (doença-específica) estimada em 5 anos de acordo com o banco de dados americanos do Surveillance, Epidemiology, and End Results (SEER) está colocada entre parênteses na sequência de cada estádio clínico.

De maneira geral, a taxa de sobrevida nos pacientes, até cinco anos, é de 65%, no entanto, esse número pode aumentar para até 95% de sobrevida em cinco anos, se o tumor for encontrado ainda no estado precoce.

Um câncer de intestino identificado no estágio inicial tem mais de 95% de chances de cura. No estágio mais avançado, a sobrevida gira em torno de 60% em cinco anos. Entre 2019 e 2020, segundo o Atlas de Mortalidade do Câncer do Inca, o DF teve 583 óbitos por câncer de intestino.

No caso do câncer colorretal, 80% das recidivas ocorrem dentro de dois ou três anos após o tratamento do tumor inicial, período em que o paciente é monitorado mais de perto. Após cinco anos sem sinal de volta da doença, consideramos que o paciente foi de fato curado.

Bom, essa resposta depende – e muito – de diversos fatores, tais como: estágio em que a doença foi diagnosticada, tratamento utilizado, condição do paciente, fatores genéticos e estilo de vida. Todos os cânceres após seu tratamento devem ser seguidos pelo especialista, seja o oncologista clínico ou cirúrgico.

Quando o câncer se espalha, ele pode formar novos tumores, chamados de metástases. As células cancerosas podem se espalhar através da corrente sanguínea ou sistema linfático. O câncer metastático de cólon ou reto se espalha geralmente primeiro para o fígado ou pulmões.

fumo; consumo freqüente de bebida alcoólica; idade acima de 50 anos; história de pólipos colorretais e de doenças inflamatórias do intestino.

Com diagnóstico precoce, câncer do intestino tem até 95% de chances de cura.

Nas fases mais avançadas podem surgir sintomas como dor ou desconforto abdominal, alteração do hábito intestinal (sangramento ou alteração no formato das fezes, sensação de evacuação incompleta), dor anal, emagrecimento sem causa (sem dieta ou atividade física), anemia, fraqueza.

A dor pode surgir à medida que o tumor cresce, destacando-se: sensações de cólicas intensas no abdômen, em casos de tumores localizados no intestino grosso; ou dor ao evacuar, se o tumor afetar a porção do reto.

Como toda doença, alguns tipos de câncer têm cura e outros não. Tudo depende essencialmente do tipo de tumor maligno e do estágio em que esse câncer se encontra no momento do diagnóstico. As possibilidades de cura estão diretamente relacionadas com tempo em que o tumor é detectado no paciente.

“Não existe consenso, mas costumamos considerar curado o paciente que atinge o marco de cinco anos sem evidência de doença após o trata- mento. Depois desse período, o risco de recidiva cai consideravelmente”, diz.

A quimioterapia adjuvante é frequentemente administrada para o câncer colorretal, embora não se sabe ainda sua eficácia no tratamento do câncer de intestino delgado. Os medicamentos frequentemente utilizados no tratamento do câncer de intestino delgado incluem: Capecitabina.