Como saber se é hemorroidas ou câncer?

Perguntado por: lvasques . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 2 votos

Especialistas alertam que as hemorroidas, caracterizadas por nódulos ou inchaço das veias no ânus, e o câncer de cólon podem desencadear sintomas semelhantes. No entanto, o tumor gera outros sinais de alerta, distintos das hemorroidas, incluindo diarreia, cólicas frequentes e perda de peso inexplicável.

Sangramento durante as evacuações (sangue vermelho vivo no papel higiênico ou nas fezes). Sensação de inchaço ou pressão na região anal. Protuberâncias na região anal, que podem ser sensíveis ao toque.

A hemorróida é caracterizada pela dilatação de vasos sanguíneos na região do ânus e reto. Trata-se de um problema comum e benigno, ou seja, a doença hemorroidária não pode evoluir para um câncer nem do reto e nem do ânus. Já o câncer colorretal é uma neoplasia que surge na região do cólon e do reto.

Nesse sentido, os principais sinais da presença de um tumor no reto são: presença de sangue nas fezes, dores abdominais ou ao evacuar, sensação de empachamento, mudanças no apetite, diarreia ou prisão de ventre e perda de peso sem causa aparente.

Fezes finas e longas podem ser sinais da doença. Esse sintoma é mais comum em casos já avançados e acontece porque o câncer pode bloquear a passagem das fezes no intestino e, assim, alterar o seu formato. Além disso, um dos sintomas mais comuns é sangue nas fezes, também conhecida como hematoquezia.

Tumores no ânus também podem ser confundidos com veias dilatadas e, por isso, é apenas a partir do diagnóstico clínico que a hemorroida deve ser tratada. É importante buscar ajuda médica se o sangramento anal for intenso, persistir por mais de uma semana e se a saliência externa que se formou no ânus endurecer.

Em casos raros, as hemorroidas podem se tornar mais graves e exigir tratamento médico. Isso pode ocorrer se as hemorroidas se tornarem trombosadas, ou seja, quando um coágulo se forma dentro delas, causando dor intensa e inchaço. Nesses casos, o médico pode recomendar uma cirurgia para remoção das hemorroidas.

As hemorróidas externas se desenvolvem na borda do ânus, e são recobertas por uma pele muito sensível. Se um coágulo se desenvolve em uma delas, um inchaço doloroso se desenvolverá. As hemorróidas externas são sentidas como um caroço duro e sensível.

A doença pode causar dor no reto se o tumor estiver nessa localização. Sintomas como anemia, fraqueza e perda de peso podem aparecer.

As hemorroidas podem ser externas, surgindo ao redor do ânus, ou internas, aparecendo entre o reto e o ânus, no interior do corpo do indivíduo. Quando externas, se assemelham com varizes ou pelotas de sangue, sendo visíveis e palpáveis. Se forem internas, causam sintomas mais agudos e ficam acima do esfíncter.

Diagnóstico: pode ser feito através do rastreamento que inclui exames como a pesquisa de sangue oculto nas fezes, a colonografia e a colonoscopia. O rastreamento está indicado para toda a população a partir dos 45 anos ou mais precocemente em pessoas com parentes de primeiro grau com história de câncer de intestino.

A doença pilonidal (apesar de não ser uma DAR, por envolver a região glútea, pode ser confundida com uma “hemorroida”) consiste em uma infecção subcutânea na metade superior da prega glútea.

O câncer colorretal é, na maioria das vezes, curável, quando diagnosticado precocemente, e ainda não se disseminou para outros órgãos. Mas, devido ao fato da muitas pessoas não realizarem exames de rastreamento, apenas 40% são diagnosticadas em estágio inicial quando o tratamento tem mais chances de ser bem sucedido.