Onde era o Pagode do Arlindo?

Perguntado por: lsouza . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 7 votos

Cascadura

Pagode do Arlindo: “Era na Padre Telêmaco, em Cascadura. Lá, eu e Arlindo testávamos nossas músicas antes de levar para o Cacique.”

O pagode, então, consagrou-se como um termo utilizado para caracterizar essas festas, ao final da década de 1970, onde sambistas e jogadores de futebol se reuniam em Ramos, Abolição, Madureira, Oswaldo Cruz, entre outros bairros no Rio de Janeiro, para comer, beber e tocar.

Ao todo, Arlindo Cruz tem mais de 550 músicas gravadas por outros músicos. O sambista também compôs canções para diversos artistas, entre eles Beth Carvalho e Zeca Pagodinho.

Nascido no fundo dos quintais das casas do Centro e do subúrbio carioca, o pagode é um gênero musical que surge como uma reação popular contra a maciça ocupação dos meios de comunicação por ritmos alheios à cultura nacional.

O pagode surgiu das festas e comemorações feitas nos fundos dos quintais do subúrbio carioca, nas quais se cantava as alegrias e os lamentos das pessoas que lá viviam.

No mês passado, Arlindo Cruz havia recebido alta médica após ficar internado por 21 dias por causa de uma pneumonia. Arlindo sofreu um acidente vascular cerebral hemorrágico em março de 2017, depois de passar mal em casa, e ficou quase um ano e meio internado.

Casal consegue vender a casa e compra um apartamento no mesmo bairro. Babi Cruz, mulher do sambista Arlindo Cruz, finalmente conseguiu vender a casa do cantor no condomínio Vivendas do Sol, na Barra da Tijuca. Babi se mudou com Arlindo Cruz e a filha para o condomínio Barra Bali.

Filha do cantor e compositor Arlindo Cruz, a modelo e influencer Flora Cruz denunciou um cuidador do pai por importunação sexual. Flora postou um desabafo em suas redes sociais no fim da noite desta quarta-feira (26). Segundo ela, o abuso foi na madrugada da última segunda-feira (24).

O pagode, como manifestação cultural, apareceu nos meios de comunicação somente em 1978, quando os cantores Tim Maia e Beth Carvalho foram visitar a quadra do Cacique de Ramos, um bloco carnavalesco do bairro de Ramos, no subúrbio carioca.

Junto com o sertanejo, o segundo gênero mais popular, o pagode domina o ranking em rádios FM de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador, Brasília, Fortaleza e Belém.

Os primeiros pagodeiros de destaque foram Almir Guineto, Zeca Pagodinho, Caprí, Deni de Lima, o grupo Fundo de Quintal, Jovelina Pérola Negra, Jorge Aragão, Mauro Diniz e Nei Lopes.

O primeiro pagode a ser gravado foi "Pagode em Brasília" (e não a música “Pagode” como havia constado). Na cultura da música raiz, o pagode sertanejo é, atualmente, um dos ritmos mais tradicionais, tendo projetado Tião Carreiro por seu toque marcante e inconfundível, passando a enriquecer a lista de ritmos regionais.

O pagode é um templo budista, que se afirma como a única construção religiosa exclusivamente criada pelo povo chinês e depois difundida no Extremo Oriente com o budismo. É uma estrutura puramente simbólica, edificada em nome do engrandecimento de Buda, erigida sobre as sacras relíquias enterradas sob as suas fundações.

O pagode baiano tem sua origem em musicalidades ancestrais como cabula, chula, samba duro4, entre outras variações do samba proveniente do Recôncavo baiano, e do encontro com vertentes mais urbanas em bairros periféricos de Salvador, como o samba junino5.