Qual o rio que é considerado um dos mais poluídos do Brasil?

Perguntado por: ecunha . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 19 votos

Rio Tietê

Rio Tietê, São Paulo (1º lugar) - Com 1.010 km², nasce em Salesópolis, na serra do Mar, e atravessa o estado de São Paulo, banhando 62 municípios. Ocupa o topo do ranking por receber o esgoto doméstico e industrial no trecho da capital - menos da metade dos moradores da bacia do Alto Tietê têm esgoto tratado.

O Rio Tietê é o número 1 no ranking dos rios mais poluídos do nosso país.

Rio Citarum

Rio Citarum na Indonésia: possui 225 Km de extensão e segue seu curso até o Mar de Java e é considerado o rio mais poluído do mundo. A sua contaminação começou a ser problema no século 20 devido ao despejo de resíduos industriais nas suas águas.

SÃO PAULO - O Brasil tem hoje 83.450 quilômetros de rios poluídos, segundo dados apresentados pela Agência Nacional de Águas (ANA).

Paranapanema: o rio menos poluído de São Paulo ganha mutirão de limpeza todo ano - Vatican News.

Rio Ipojuca

O Rio Ipojuca é considerado o terceiro mais poluído do Brasil, e a data 9 de maio foi instituída em um lei estadual desde o ano de 2018. O Rio Ipojuca nasce nas encostas da Serra Pau D'arco, no município de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, com uma extensão de 323,9 km, ele é o segundo rio mais extenso do estado.

1. Rio de Janeiro (média de 64 microgramas de poluentes por metro cúbico)

Rio Gravataí

5º lugar – Rio Gravataí, Rio Grande do Sul: “a bacia do rio Gravataí é uma das mais importantes do Rio Grande do Sul. Ele fornece água para cerca de 1 milhão de pessoas, além de indústrias e lavouras de arroz do estado” (SBT NEWS, 2023).

A cidade de São Félix do Xingu, no Pará, emite mais carbono que o Chile inteiro e foi responsável por quase 30 milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente (tCO2e) na atmosfera. Se fosse um país, seria o 111º do mundo em emissões.

A poluição do rio Tietê tem relação direta com a superpopulação da cidade de São Paulo. Ele recebe um volume significativo de esgoto industrial da cidade de Mogi das Cruzes, localizada a 45 km da nascente. Também recebe o despejo de dejetos urbanos e industriais da capital.

Rio Cheonggyecheon, Seul (Coreia do Sul)

Esses sedimentos reúnem remanescentes de esgotos e também de fontes difusas de poluição, como lixo, defensivos agrícolas, fuligem de carros, entre outros. Outro fator importante destacado pela fundação é a expansão das cidades, com o surgimento de novas grandes áreas urbanas na região do Tietê.