Quantos rios tem na Floresta Amazônica?

Perguntado por: onovais . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 5 votos

É nela que encontramos, devido à sua grande área drenada, com aproximadamente 6.217.220 km2, o maior arquipélago fluvial do mundo, Mariuá, com mais de 700 ilhas, localizado no Rio Negro próximo ao município de Barcelos; assim como: o maior conjunto de rios do planeta, aproximadamente 1.700 rios, mais do que em toda a ...

Os principais rios navegáveis da região amazônica são o Solimões/Amazonas, o Negro, o Branco, o Madeira, o Purus e o Juruá, e a navegação hidroviária é o único meio de acesso a quase totalidade dos municípios da região.

Rio Amazonas

Rio Amazonas, o principal da Bacia Amazônica.

Os rios da bacia amazônica não apresentam, em sua totalidade, uma água barrenta, amarelada e turva (água branca) como a do Rio Solimões (Figura 1A) e do Rio Amazonas.

rio Amazonas

No seu ponto mais largo, o rio Amazonas atinge na época seca 11 quilômetros de largura, que se transformam em 50 quilômetros durante as chuvas. Os outros nomes do o Rio Amazonas?

Rio Amazonas

Rio Amazonas (Brasil): possui 6 868 km de extensão, além disso, detém um grande volume de água, o que o torna o maior rio do mundo.

A profundidade média do Amazonas é de 50 metros, sendo que, em seu ponto mais profundo, apresenta 120 metros. Em média, o rio tem 15 quilômetros de largura – na foz, atinge 300 quilômetros.

Importante destacar que, até chegar ao local da acumulação da água fluente, o Amazonas recebe diversos nomes, como: Ene, Tambo e Ucayali, entre outros. Ao entrar no Brasil, ele recebe o nome de Solimões, e somente após o encontro como rio Negro é que ele é denominado como Rio Amazonas.

Mistério...
Das profundezas das águas mais turvas e escuras do rio Amazonas, surge a lenda da senhora-das-águas, mãe-do-rio, cobra-grande, a Boiúna! A Boiúna é uma cobra gigantesca que vive no fundo dos rios, lagos e igarapés da Amazônia, num lugar chamado "boiaçuquara" ou "morada da cobra grande".

Amazonas: duas vezes o maior do mundo
Além de ser o mais extenso do mundo, superando o rio Nilo em quase 140 quilômetros, o Amazonas também detém o título de rio com o de maior volume de água do planeta, segundo informa o Inpe.

O pó de fadas também funciona como uma vassoura química contra substâncias poluentes, como o óxido de enxofre. O melhor ar é o da Amazônia.

Bacia Amazônica

Bacia Amazônica - Maior bacia hidrográfica do mundo.

Ele entra no território brasileiro com o nome de rio Solimões e finalmente, em Manaus, após a junção com o rio Negro, assim que suas águas se misturam ele recebe o nome de Amazonas e como tal segue até a sua foz no oceano Atlântico.

Os principais afluentes do Rio Amazonas são: Javari, Jari, Purus, Madeira, Iça, Japurá, Negro, Tapajós, Xingu e Trombetas. Há no Rio Amazonas um grande conjunto de espécies de animais e plantas, muitas delas endêmicas, que são bastante representativas da biodiversidade tropical.

Amazônica

Amazônica. É a maior bacia hidrográfica do Brasil e do mundo, com uma extensa área de aproximadamente 6 milhões de km².