Qual o pior tipo de câncer maligno ou benigno?

Perguntado por: maraujo . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.9 / 5 8 votos

o tumor maligno, como seu nome descreve, é o mais perigoso à saúde. Diferente do tumor benigno, o maligno cresce e se espalha rapidamente, utilizando vasos sanguíneos para se nutrir, em um processo chamado angiogênese.

Os tumores benignos são constituídos por células bem semelhantes às que os originaram e não possuem a capacidade de provocar metástases. Já os malignos são agressivos e possuem a capacidade de infiltrar outros órgãos.

As neoplasias, ou tumores malignos, são agressivas e, em sua maioria, de crescimento rápido. Isso acontece devido a uma multiplicação celular descontrolada e desordenada. Esse tipo de tumor também tem a capacidade de invadir outros órgãos. Apesar disso, o tumor maligno tem cura.

Já os tumores malignos (ou cancerígenos) acontecem quando uma célula do organismo passa a se replicar de maneira desordenada e descontrolada. Esses tumores, em geral, crescem rapidamente e podem se espalhar pelo corpo, invadindo tecidos vizinhos. Nesses casos, o tumor é chamado de câncer 2.

Melanoma:tipo menos frequente dentre todos os cânceres da pele, o melanoma tem o pior prognóstico e o mais alto índice de mortalidade. Embora o diagnóstico de melanoma normalmente traga medo e apreensão aos pacientes, as chances de cura são de mais de 90%, quando há detecção precoce da doença.

Pacientes com câncer de mama inicial não precisam fazer quimioterapia.

Em quanto tempo um câncer se desenvolve? O tempo varia de acordo com a agressividade do tumor. No caso das doenças mais agressivas, pode levar poucas semanas, nas mais indolentes pode demorar muitos meses. Isso vale para os cânceres sólidos, bem como para os hematológicos.

Detectado precocemente, o câncer de mama é mais fácil de tratar e ser curado do que em estágios avançados, quando a doença já está disseminada para outros órgãos.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o Brasil deve registrar cerca de 700 mil novos casos de câncer por ano, durante o período entre 2023 e 2025.

Exemplos comuns de tumores benignos, que muitas pessoas conhecem, são o lipoma (que se origina no tecido gorduroso da pele, cabeça, pescoço, tronco, membros etc.), o mioma (que tem origem no tecido muscular liso do útero) e o adenoma (que nasce nas glândulas em geral).