Qual o perigo de uma barata?

Perguntado por: nmarques . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.6 / 5 15 votos

Ou seja, ela é um incrível vetor de doenças. Assim, baratas contaminam nossos alimentos, utensílios e outras superfícies onde transitam. Transmitem doenças como febre tifoide, pneumonia, conjuntivite, hepatite A e até lepra. Ainda causam problemas respiratórios e alérgicos, como crises de asma e irritações na pele.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), a barata-germânica é um conhecido vetor de doenças, incluindo: Salmonelose – O envenenamento alimentar por salmonella causa diarreia, febre e cólicas abdominais dentro de 12 a 72 horas.

Ao esmagar uma barata, liberamos uma grande quantidade de bactérias, fungos, vírus e outros microrganismos presentes no inseto.

Tudo que as baratas procuram são alimentos, então se você der isso a ela, vai convidá-la a ficar e transformar a sua casa em um lar.

Elas podem passear pela sua boca enquanto você dorme.
As baratas têm o hábito de roer os lábios das pessoas enquanto elas dormem para colher restos de alimentos.

O cheiro da folha de louro repele as baratas.

Muita gente não sabe, mas baratas mordem. Na verdade, uma barata pode morder com uma força que equivale a 50 vezes seu peso corporal. Baratas conseguem correr pelo teto, se espremer através de rachaduras tão finas quanto uma moeda e viver por até duas semanas depois de serem decapitadas.

As baratas têm hábitos noturnos, pois é neste período que saem em busca de parceiros para se reproduzirem. Durante o dia, elas ficam escondidas e descansando! Acabe com a moleza delas!

Como matar uma barata de forma segura

  1. Usando água quente;
  2. Com álcool em gel;
  3. Com detergente líquido (lava-louças);
  4. Com armadilhas com veneno;
  5. Com gel específico para essa finalidade.

Enrole os pés da cama com fita de silicone.
Compre uma fita de silicone não pegajosa em uma loja de materiais de construção ou pela internet. Enrole-a em volta dos pés da cama, desde o estrado até o chão. Isso vai impedir que as baratas que conseguiram entrar na casa subam na cama.

Dessensibilização gradual ou terapia de exposição é um dos métodos mais comuns de superar zoofobias como Catsaridafobia. Isso inclui olhar fotos de baratas, tocar uma barata morta (sua careta agora é compreensível) e progredir gradualmente para estar no mesmo quarto que as baratas sem experimentar um ataque de pânico.

Eles são mesmo nojentos e podem transmitir doenças. Ter medo ou nojo desses bichos é normal e bastante comum em todo mundo. Acabar com elas é que é difícil.

Eles são capazes de perceber movimentos sutis do ar e lhe permitem obter informações sobre possíveis ameaças, como localização, tamanho e velocidade. Além disso, elas enxergam muito bem, mesmo quando não há luz, e seus ouvidos são capazes de detectar até os passos de outra barata.

Como reconhecer a mordida de barata
Assim como a picada de um mosquito, a mordida de barata causa vermelhidão, irritação na pele, inchaço, bolhas e até mesmo infecções. Fique atento a esses sintomas e, caso piorem, vá ao médico para evitar complicações futuras.

Para isso, basta misturar açúcar com bicarbonato e espalhar em potinhos devidamente posicionados em pontos estratégicos da casa. Enquanto o açúcar atrai as baratas, o bicarbonato acaba por envenenar o inseto.

Dentro de casa, os principais pontos de acesso ao alimento são os ralos. Vale observar se tem ninho de baratas no banheiro ou na cozinha. Preste atenção especial à caixa de gordura, equipamento onde vão parar os rejeitos após o preparo das refeições.