Qual o papel da inspiração na arte?

Perguntado por: nmota3 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.4 / 5 16 votos

A inspiração artística (do termo latino inspirare, "soprar para dentro") é algo que surge dentro do ser humano e que o motiva a desenhar, pintar, escrever, tocar, cantar, fotografar etc. É uma sensação que pode dar prazer ou orgulho.

As experiências pessoais
De qualquer forma, a inspiração para qualquer artista, seja músico ou não, pode ser diversas coisas. Algo que o move, que o toque, que o emocione ou mesmo que o impressione, ou desperte alguma curiosidade.

A arte permite que emoções e sentimentos venham à tona, sendo este o seu papel na formação da sociedade: dar o sustento que ela necessita, ao garantir que a vida tenha significado.

Por meio da arte a humanidade expressa suas necessidades, crenças, desejos, sonhos. Todos têm uma história, que pode ser individual ou coletiva. As representações artísticas nos oferecem elementos que facilitam a compreensão da história dos povos em cada período.

Um bom exemplo da representação da natureza nas Artes Visuais são as paisagens. Paisagem é um dos gêneros clássicos da pintura , encontrado em quase todas as fases da história da Arte, nos trabalhos de inúmeros grandes artistas. A natureza sempre foi fonte de inspiração para os artistas.

Inspiração é o conjunto de movimentos que permite a entrada de ar nos pulmões. Nesse processo ocorre a contração do diafragma, ocasionando seu abaixamento. Os músculos intercostais também se contraem fazendo com que as costelas se levantem.

A natureza é fonte de inspiração para que os artistas possam fazer suas representações em quadros, esculturas e fotografias. Mas você sabia que nela, também, podemos encontrar os recursos ou materiais para a realização de obras de arte? Os recursos naturais possuem cores e texturas impressionantes!

A arte pode assumir algumas funções, de acordo com o propósito do artista. Ela pode ser utilitária ou pragmática, naturalista ou formalista.

O origami é uma arte oriental que consiste em fazer dobraduras de papel, formando assim pequenas esculturas. Etimologicamente, a origem da palavra advém das junções dos termos em japonês ori, "dobrar", e kami, "papel".

De um modo geral, a arte proporciona às pessoas a possibilidade de desenvolver habilidades interculturais em todas as idades, combatendo, principalmente, os “pré-conceitos” que vivem na sociedade. Além disso, ela muda a forma como as pessoas interagem com o mundo, solucionam seus dilemas e enxergam outras culturas.