Como conseguir indulgência plenária 2023?

Perguntado por: ebrito . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 14 votos

Condições. -Fazer a confissão sacramental, individual e íntegra com o sacerdote (não vale confissão comunitária e absolvição coletiva); -Receber a sagrada comunhão eucarística na missa (não basta a comunhão espiritual); -Fazer a profissão de fé nas verdades da Igreja Católica (rezar o Creio em Deus Pai…);

Com obter uma indulgência plenária?

  1. uma confissão individual rejeitando todos os pecados (basta uma confissão para várias indulgências);
  2. receber a Sagrada Eucaristia;
  3. rezar pelo Papa ao menos um Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai. Não é necessário que tudo seja feito no mesmo dia.

As condições obrigatórias para lucrar a indulgência plenária são as mesmas de sempre. Ou seja: fazer a confissão sacramental, comungar, rejeitar todo apego ao pecado e rezar em intenção ao Papa. Mas atenção: particularmente para estas datas, a Igreja exige orações específicas em cada um dos dias.

1 e 2 de agosto

Nos dias 1 e 2 de agosto é celebrada a solenidade do Perdão de Assis. Os fiéis que vão à Porciúncula, dentro da Basílica Santa Maria dos Anjos, ou a qualquer igreja franciscana do mundo, poderão obter a Indulgência Plenária.

Padre Paulo – As indulgências plenárias, geralmente, consistem em uma obra que é indulgenciada e mais outras três condições: confissão, comunhão e oração pelo Santo Padre, o Papa.

Há dois tipos de indulgências: as parciais e as plenárias. Segundo o Pe. Paulo Ricardo, a indulgência plenária é a remissão total da pena que a pessoa devia cumprir no purgatório. Já a indulgência parcial, diminui parcialmente esse tempo.

Durante a oração, o papa Francisco deve conceder a chamada indulgência plenária, e serão colocados na Basílica de São Pedro a imagem de “Salus Populi Romani” (Protetora do Povo Romano) e o Crucifixo milagroso.

O perdão de Assis, nesse sentido, representou uma “revolução” na disciplina penitencial da Igreja, que a partir de então começou a enriquecer com indulgências plenárias obras mais simples e acessíveis ao fiel comum.

Em 1517, Martinho Lutero, um monge professor da Universidade de Wittenberg, na região oeste da atual Alemanha, contestou uma das principais práticas da Igreja Católica na época: a venda de indulgências. A indulgência era um perdão que a Igreja oferecia às pessoas que se arrependiam de seus pecados.

Indulgência plenária – Pode-se lucrá-la no dia em que se recebe pela primeira vez o escapulário, na festa de Nossa Senhora do Carmo (16 de julho), de Santa Teresa de Ávila (15 de outubro), de São João da Cruz (14 de dezembro), de Santo Elias (20 de julho ), de Santa Teresinha do Menino Jesus (1º de outubro), de todos ...

As indulgências parciais possuem um certo número de dias, significando que, se o fiel rezar uma oração indulgenciada 300 dias, cumprindo as condições ordinárias (confissão, comunhão e visita a uma igreja ou oratório público) terá pago 300 dias de sua pena temporal.

Para o catolicismo, o termo indulgência significa a remissão total ou parcial dos pecados cometidos pelo indivíduo, que, arrependido da ação, deve confessar e assim, receber o perdão e misericórdia da igreja.

Neste dia celebra-se o Domingo na Oitava da Páscoa.

A indulgência plenária está presente no catolicismo como o ato da igreja ou do papa de perdoar plenamente os pecados cometidos pelos cristãos para com a doutrina.

Condições habituais obrigatórias
Confessar-se, porque, para receber a indulgência plenária, é necessário estar em graça e desapegado de todo pecado; Receber a Sagrada Comunhão; Rezar pelo Santo Padre e pelas suas intenções de oração.