Pode cancelar CPF por dívida?

Perguntado por: elopes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.4 / 5 8 votos

Então, o CPF pode ser bloqueado por dívida? A princípio, não. Apenas se isso acontecer por decisão judicial. Em alguns casos, a Justiça pode determinar a suspensão do CPF, como em processos de execução fiscal envolvendo dívidas com a União (governo federal).

Ter o CPF suspenso significa que está irregular, ou seja, falta alguma informação no seu cadastro com a Receita Federal ou algum dado está incorreto. Em muitos casos, o motivo que leva o CPF ficar suspenso está ligado com o Título de Eleitor.

Quando uma pessoa jurídica ou física deixa de apresentar declaração, deve o Fisco intimá-la e pode autuá-la, mas não pode cancelar o seu CPF. Se a autoridade permanece vários anos sem promover as medidas de sua competência nesse sentido, está praticando o crime definido no artigo 319 do Código Penal .

Isso impede o contribuinte de conseguir financiamentos, abrir contas bancárias, emitir passaporte, obter cartão de crédito, fazer matrículas em instituições de ensino e, em alguns casos, assumir cargos públicos, entre outras consequências.

Em resumo, esse documento só costuma ser cancelado por decisão judicial e/ou administrativa. Isso porque é crime uma mesma pessoa ter dois números de CPF. Esse documento deve ser pessoal e intransferível. Ao mesmo tempo, existem outras situações que podem comprometer a situação do seu CPF.

No Site da Receita Federal

  1. Entre no site da Receita Federal;
  2. Informe o CPF e data de nascimento no campo indicado; Fonte: Reprodução site Receita Federal.
  3. Marque o Captcha de “Sou Humano”; Fonte: Reprodução site Receita Federal.
  4. Clique em “Consultar”.

A situação indica que o cidadão de alguma forma não está cumprindo os deveres de prestação de contas à fazenda nacional ou apresenta alguma irregularidade cadastral pendente.

Em ambos os atendimentos o valor cobrado para a atualização e regularização do CPF é de R$7,00. A regularização pela internet também é feita no site da Receita Federal e o pedido de regularização é gratuito.

É possível solicitar o número de CPF (Cadastro de Pessoa Física) pela internet — seja 1ª ou 2ª via. A Receita Federal tem um serviço que emite o documento mediante o preenchimento de um formulário.

O número do cadastro sai na hora e o valor da taxa é de R$ 7,00.

O CPF apenas pode ser suspenso ou bloqueado por dívidas relacionadas à Receita Federal. De modo geral, o CPF é bloqueado porque o titular do documento apresenta alguma irregularidade cadastral pendente, ou não está cumprindo os deveres de prestação de contas à Receita Federal.

Verdade: A retenção na malha fina não implica automaticamente em multas. Se o contribuinte identificar e corrigir os erros espontaneamente (ou seja, antes da Receita Federal instaurar o procedimento fiscal) não há multas.