Por que a Bíblia foi inspirada por Deus?

Perguntado por: rcarvalho . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Ela foi gerada de Deus e pela vontade dEle, e não pela vontade humana; porém, Deus fez com que homens fizessem parte do processo, pelo poder do Espírito Santo, que os inspirou e moveu na redação dos textos, guardando-os de qualquer erro e guiando-os para que registrassem essa Palavra para as gerações futuras.

Inspiração é o conceito teológico segundo o qual obras e feitos de seres humanos intimamente ligados a Deus, sobretudo as Escrituras do Antigo e do Novo Testamentos, receberam uma supervisão especial do Espírito Santo, de tal sorte que as palavras ali registradas expressam, de alguma maneira, a revelação de Deus.

O estudo das escrituras pode ajudar-nos a conhecer o Pai Celestial e Jesus Cristo, dar-nos forças para resistir às tentações e fortalecer-nos em nossos desafios.

Assim a Bíblia poderia ser um livro inerrante e falível, mas não é isso que se pode mostrar, pois ela é infalível em tudo o que se promete nela. “E disse-me o Senhor: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la” (Jr 1.12).

É a maneira que o AT têm te dizer que é derivado de Deus e "soprado por Deus." Ele usa esta linguagem para dizer aos leitores que é inspirado e autoritativo.

Significado de Inspiração
substantivo feminino Ação ou efeito de inspirar, de inserir ar nos pulmões; entrada de ar nos pulmões. [Figurado] Processo que faz com algo nasça no coração, no espírito, no pensamento. [Figurado] Estado da alma quando influenciada por uma potência sobrenatural: inspiração divina.

A inspiração é peça chave no aprendizado e no amadurecimento das decisões tomadas ao longo da carreira. O exemplo de pessoas experientes pode servir de base para fazer ou não fazer algo e, combinado com as recomendações certas, ajuda a evitar uma série de erros já cometidos pelos outros no passado.

O assunto principal da Bíblia é revelar a verdade que tanto o homem deseja conhecer a respeito da vida. Nas Sagradas Escrituras, Deus nos mostra que a verdade da existência e do destino do homem, estão além dos limites terrenos e que somente Ele, em Sua Onisciência e Soberania, pode dar a conhecer.

Uma maneira mais tradicional de ler a Bíblia é começar pelo Antigo Testamento, mas em ordem cronológica. Isso dá uma ideia de como os acontecimentos se deram, e prepara o leitor para a chegada de Jesus Cristo. A porta de entrada ao Antigo Testamento deve ser o livro de Salmos.

Com isso em mente, podemos fazer da leitura de livros uma disciplina também, conscientes que nosso hábito de leitura irá germinar e florescer à medida que a Palavra de Deus vai renovando a nossa mente e pensamento, transformando o nosso coração e nos tornando semelhantes a Cristo.

Moisés

Pela tradição religiosa, estes cinco livros teriam sido escritos por um único homem, Moisés. "Lendo e interagindo com o [poeta e tradutor] Haroldo de Campos (1929-2003), eu aprendi que há duas abordagens possíveis. A da sinagoga diz que quem escreveu a Torá foi Moisés e ponto final.

Conforme fontes teológicas cristãs e judaicas são inúmeras ultrapassando o número de cinquenta mil erros de tradução e sentidos.

As escrituras definem a doutrina de Cristo como sendo o exercício da fé em Jesus Cristo e em Sua Expiação, o arrependimento, o batismo, o recebimento do dom do Espírito Santo e a perseverança até o fim.

influenciado ou estimulado por uma inspiração criadora, artística, etc.