Qual o nome do profissional que trabalha com marketplace?

Perguntado por: ijordao . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.1 / 5 13 votos

Quem faz toda a gestão das etapas e processos que envolvem uma venda nessa modalidade é o gestor de marketplace. Ele é fundamental para o sucesso de negócios como Mercado Livre, Americanas, Magazine Luiza e outros marketplaces brasileiros.

O gestor de marketplace, responsável por diversas etapas do processo de vendas, desde o monitoramento das ofertas em sites e aplicativos, a ações de marketing e relações com fornecedores, ganha relevância nas rodadas de recrutamento - e cada vez mais responsabilidades na obtenção de resultados.

O especialista em e-commerce pode atuar em qualquer empresa que venda seus produtos por meios digitais, como lojas de todos os tipos e indústrias.

O Analista de E-commerce é o braço direito do Coordenador. Geralmente a função é atribuída a profissionais de perfis híbridos, ou seja, que utilizam na rotina diária, conhecimentos múltiplos, como design, fotografia, mídias sociais, e-mail marketing e atendimento ao cliente.

Consultoria para marketplaces
Nesse sentido, a consultoria de e-commerce para marketplaces é relacionada às estratégias de gestão e posicionamento das lojas que vendem os produtos no canal. Além disso, o especialista também ajuda a fazer a curadoria de produtos para o site de vendas.

No cargo de Analista de Marketplace se inicia ganhando R$ 2.005,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 3.956,00. A média salarial para Analista de Marketplace no Brasil é de R$ 3.033,00. A formação mais comum é de Graduação em Administração.

Atende clientes da loja virtual por telefone, chat ou e-mail para auxílio na finalização de pedidos ou em dúvidas gerais. Cadastra produtos no site e participa na elaboração de estratégias comerciais.

Influenciador digital
Quando qualquer pessoa pergunta como trabalhar pela Internet, a primeira resposta que nos vem à cabeça é o trabalho de influenciador digital.

Vendedor

Vendedor: tudo sobre a profissão. Aquele que vende os produtos ao consumidor.

Vários nomes nos dias de hoje são utilizados, como vendedor, assessor comercial, gestor comercial, gestor de área, vendedor técnico, vendedor milênio e outros.

É neste momento que surge a figura de um operador de e-commerce. Este operador é responsável por dar todo o suporte necessário para a sua loja virtual, também conhecido como auxiliar de e-commerce. As suas funções variam de acordo com a empresa e as atividades desempenhadas neste negócio.

O que o Analista de MarketPlace faz? Elabora estratégia no desenvolvimento de materiais promocionais e campanhas em mídia online e off line. Realiza pesquisas de mercado e analisa comportamento do consumidor para atender as necessidades dos clientes e criar novos produtos ou serviços.