Quais são os 4 tipos de arranjo físico?

Perguntado por: ocrespo . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.1 / 5 19 votos

Nesse sentido, quatro arranjos se destacam, são eles: arranjo físico posicional, por produto, celular e por processo.

A maioria dos arranjos físicos, na prática, deriva de apenas quatro tipos básicos de arranjo físico: • Arranjo físico posicional ou de posição fixa; Arranjo físico funcional ou por processo; • Arranjo físico celular; • Arranjo físico por produto ou em linha.

Os arranjos podem ser de dois tipos: simples ou com repetição. Além desses, também há um caso em que podem ser impostas restrições aos arranjos, o arranjo condicional.

O arranjo físico está relacionado ao posicionamento físico dos recursos transformadores de uma organização, ou seja: as instalações, equipamentos e pessoas que trabalham na empresa.

O arranjo físico por produto, também denominado linha de produção ou linha de montagem, procura definir a sequência em que os recursos produtivos devem ser dispostos de modo a processar o produto, cliente ou informação. requerem a mesma sequência de atividades tais como identificação, vacinação e aconselhamento.

Tipos de layout

  • Layout físico posicional.
  • Layout físico funcional.
  • Layout físico linear.
  • Layout físico celular.

Além dos objetivos, o Arranjo Físico contempla alguns princípios fundamentais, tais como o da integração; da mínima distância; obediência ao fluxo de operações, evitando retrocessos, interrupções e cruzamentos na seqüência do fluxo produtivo; uso das três dimensões; satisfação e segurança e o princípio da flexibilidade ...

O arranjo físico (layout) de uma operação produtiva preocupa-se com a localização física dos recursos de transformação. Colocado de forma simples, definir o arranjo físico é decidir onde colocar todas as instalações, máquinas, equipamentos e pessoal de produção.

O arranjo físico linear ou por produto é caracterizado pelo posicionamento de equipamentos de acordo com a sequência de produção. É o melhor arranjo físico quando se deseja atingir grande volume de produção e pequena variedade, conseguindo assim economia de escala.

Alguns exemplos: empresa de calçados, autopeças, bancos, Slack, Chambers e Johnston (2009) definiram como sendo os recursos transformados, após entrarem na produção são pré-selecionados para movimentar-se para uma parte específica da operação, onde os recursos transformadores necessários estão alocados.

O arranjo físico funcional, também chamado de arranjo físico pro processo, se trata de um tipo de arranjo aonde os recursos transformadores similares são alocados um perto do outro, não seguindo uma ordem específica, assim, quando o recurso ou produtos fluírem pela operação eles podem tomas caminhos distintos, de ...