Qual é a parte mais importante de um infográfico?

Perguntado por: lAvila . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.8 / 5 8 votos

Eles utilizam imagens: embora todo infográfico tecnicamente contenha elementos visuais, ter várias imagens nele aumenta a probabilidade de gerar ações dos usuários. Parte da essência do infográfico são os gráficos e essa essência pode ser complementada com outras imagens.

Qual a parte mais importante de um infográfico? Em um infográfico, as figuras e as artes são importantes, mas o mais crucial está no prefixo 'info', ou seja, a informação. As imagens só fazem sentido se forem acompanhadas de dados estatísticos e conteúdos valiosos.

O infográfico é um tipo de conteúdo que apresenta dados e informações com o apoio de elementos visuais. Trata-se de um formato que mistura texto, imagens e esquemas com outros recursos gráficos, como setas e faixas. A ideia é transmitir dados e conteúdos mais complexos de forma simples e lúdica.

Infográfico é um conteúdo explicativo que une informações verbais e visuais, transmitindo dados e conceitos de forma fácil. Isso garante o entendimento do leitor mesmo em temas complexos. Infografias costumam conter textos, ilustrações, gráficos, sons, ícones e outros tipos de mídia em sua produção.

Por que usar o formato de infográfico? Os números não mentem, 94% dos posts com elementos visuais têm maior engajamento, além de nosso cérebro processar esses dados visuais 60 mil vezes mais rápido que os dados apresentados em texto. Ou seja, os infográficos ajudam na compreensão da mensagem.

Um infográfico eficiente deve incluir:

  1. Elementos gráficos de alta qualidade.
  2. Dados relevantes e atuais.
  3. Boa organização.
  4. Equilíbrio entre texto e ilustração.

Como fazer um infográfico:

  1. Descreva o objetivo do seu infográfico.
  2. Reúna dados para o seu infográfico.
  3. Faça visualizações de dados para seu infográfico.
  4. Crie seu layout usando um modelo de infográfico.
  5. Adicione estilo ao design do seu infográfico para que ele se destaque.

É uma poderosa ferramenta para comunicação visual. Os infográficos mais personalizados e visualmente criativos são os mais eficazes, pois além de chamarem a atenção do público, faz com que as pessoas não dispensem durante a apresentação.

Os gráficos e os infográficos são compostos por linguagem verbal: os dados, as denominações, as legendas, os títulos e a linguagem não verbal: as barras, as cores, as linhas, as curvas e as formas geométricas.

A principal diferença entre gráficos e infográficos é a finalidade. Os gráficos são usados para apresentar informações numéricas e estatísticas, enquanto os infográficos são usados para apresentar informações de forma visualmente atraente e eficiente.

Para interpretar os dados informativos em um infográfico, é preciso boa leitura e esta requer atenção aos detalhes. As representações neste formato aliam ao texto uma série de atrativos visuais é preciso ser um leitor extremamente observador.

O uso de infográficos é muito comum. Eles podem ser encontrados em livros didáticos, materiais escolares, enciclopédias e cartilhas.