Qual a diferença entre um mapa mental é um infográfico?

Perguntado por: ecrespo . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.5 / 5 14 votos

Mas qual é a diferença entre um mapa mental e um infográfico? Um infográfico geralmente usa imagens e textos para explicar um conceito, e a direção de elaboração e visualização costuma ser vertical. Em contraste, um mapa mental sempre começa com um ponto central e se desenvolve para fora.

Em poucas palavras, pode-se dizer que os mapas mentais se concentram na memória, enquanto os mapas conceituais se concentram em um tópico. Fazer um mapa mental ou mapa conceitual não é uma tarefa assustadora, você pode construir sua base com papel e caneta ou usando softwares disponíveis na internet.

O mapa mental é uma técnica de organização e memorização de ideias, através de uma estrutura visual. O objetivo principal dessa ferramenta é potencializar a capacidade do cérebro de armazenar conhecimento e elaborar raciocínio lógico.

O Mapa Mental é considerado um Esquema. O Esquema é uma representação simbólica ou gráfica de algo material ou imaterial, é um “esqueleto” de ideias de um projeto ou texto.

Os flashcards (cartões de memória, em tradução livre) são pequenos pedaços de papel que organizam um sistema de perguntas e respostas.

O mapa mental pode ser utilizado tanto para fixar melhor o conteúdo na hora dos estudos quanto para facilitar as suas revisões ao longo das semanas.

Como um diagrama, o mapa mental parte do centro de uma página em branco, onde está o tema central. E dele surgem representações de ideias, seja através de imagens, símbolos ou palavras. Todas essas ramificações são relacionadas ao assunto principal, localizado no meio do documento.

Dependendo de diferentes objetivos, mapas mentais podem ser classificados em 3 tipos:

  • Mapas mentais de bibliotecas para organização de informações.
  • Mapas mentais de apresentação para apresentar ideias e projetos.
  • Mapas mentais de cronograma em túnel para organizar ou criar um plano de projeto.

Basta usar uma folha de papel na horizontal e canetinhas ou lápis coloridos, por exemplo. Lembre-se de instruir os alunos sobre a necessidade de colocar no centro da folha o tema que será mapeado e pedir que todos puxem as informações a partir desse ponto central.

A página VESTMapaMental disponibiliza uma série de mapas mentais gratuitamente. É possível fazer o download de materiais para estudar química, física, biologia, filosofia, sociologia, geografia, história e redação (clique aqui para baixar). Uma ótima dica para seus estudos, não é mesmo?