Qual o nome do médico que cuida do umbigo?

Perguntado por: smonteiro . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 3 votos

Caso identifique os sintomas, é importante que o paciente tenha em mente que qual médico cuida da hérnia é o cirurgião geral ou cirurgião do aparelho digestivo. Ambos são capacitados para prover o diagnóstico e o tratamento da condição.

O ideal é marcar uma consulta com um cirurgiao geral para descartar algum cisto ou ate mesmo uma herninha umbilical.

O umbigo apresenta uma deformação podendo ficar distorcido e esticado; Inchaço na região que diminui quando a pessoa se deita; A pele ao redor do umbigo pode ficar azul, ficar avermelhada ou cinza por falta de circulação devido a hérnia cortar ou reduzir o fluxo de sangue; Dor, queimação e rigidez na área.

O principal sintoma da hérnia umbilical é uma protuberância que se forma na região do umbigo. Ela pode afetar também os adultos anatomicamente predispostos. A cirurgia é o tratamento ideal para a correção do defeito.

Portanto, a única opção para curar a hérnia umbilical consiste na cirurgia e não há como curar hérnia umbilical naturalmente, sendo imprescindível a atenção médica especializada.

Onfalite é denominação para infeção da pele e tecidos moles do umbigo e regiões circundantes. Se não tratada, pode atingir uma maior área da parede abdominal e os tecidos mais profundos podendo evoluir para sepse neonatal.

Por causa do recuo desta região, o acúmulo de suor, sujeira, restos de pele e bactérias podem causar o mau cheiro na região.

O exame da região abdominal é suficiente para estabelecer o diagnóstico de hérnia umbilical em quase todos pacientes. Quando identificada nesse exame, não há necessidade de fazer avaliações complementares. Em casos extremos, principalmente em obesos mórbidos, exames como ultrassonografia e tomografia podem ser úteis.

INTRODUÇÃO: Endometriose primária de umbigo é uma afecção rara que acomete mulheres em idade fértil. A endometriose umbilical espontânea apresenta-se com nódulo em umbigo, dor cíclica, sangramento local discreto durante o período menstrual, sem história de cirurgia prévia.

Quando a hérnia umbilical é diagnosticada em sua fase inicial, é possível reduzir o conteúdo herniário, devolvendo-o para a cavidade abdominal. Caso haja maior demora no diagnóstico, o conteúdo pode aumentar e se tornar volumoso, aumentando os desconfortos e as dores, bem como o risco de estrangulamento do intestino.

Sinais e sintomas da hérnia abdominal

  • Dor intensa no abdómen, geralmente na zona da hérnia;
  • Edema e pele avermelhada ou roxa no local da hérnia;
  • Náuseas;
  • Vómitos;
  • Febre;
  • Obstipação (intestino preso).

O sinal mais frequente de que possa existir uma hérnia é o aparecimento de um “caroço” (uma elevação ou abaulamento) na área afetada. Assim, pode-se observar uma protuberância na região inguinal, quando a hérnia se localiza na virilha, na região epigástrica ou no umbigo, principalmente ao realizar esforços.

A recomendação é variável, dependendo principalmente do tipo e tamanho da Hérnia e também atividade exercida. Geralmente recomenda-se repouso relativo nos primeiros 3-5 dias, período que por segurança pessoal também os pacientes devem evitar dirigir.