O que é endometriose é perigoso?

Perguntado por: elancastre . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.4 / 5 7 votos

Verdade. A endometriose é perigosa pois é uma doença progressiva. Dessa forma, quando não é tratada, ela pode migrar e ocasionar aderências e infiltração dos focos da doença em outros órgãos, como o intestino e bexiga, por exemplo. Mulheres com endometriose sempre apresentam sintomas.

A morte de pacientes por endometriose é altamente improvável. Porém negligenciar a doença pode causar o aparecimento de outros problemas que, esses sim, podem levar à morte, como a sepse pela obstrução dos rins e do intestino e perfuração deste órgão.

Problemas intestinais: A endometriose pode afetar o trato intestinal, causando dor abdominal, diarreia, constipação e outros problemas. Se não for tratada, esses problemas podem se tornar graves e afetar a saúde geral. Câncer de ovário: A endometriose pode aumentar o risco de desenvolver câncer de ovário.

Inicialmente, as duas doenças se desenvolvem de forma muito semelhante, isso é verdade. A proliferação das lesões ocorre tanto na endometriose como no câncer. Porém, não existe evidência de que a endometriose pode virar um câncer.

Endometriose é uma modificação no funcionamento normal do organismo em que as células do tecido que reveste o útero (endométrio), em vez de serem expulsas durante a menstruação, se movimentam no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar.

“Em mulheres jovens, os tratamentos radicais para a endometriose são a exceção”, diz Podgaec, que é especialista na doença. “Só se retira o útero se outras alternativas não deram resultado na melhora da dor e quando existem outros fatores associados ao quadro clínico da paciente, como mioma e sangramento.”

A endometriose é mais frequente do que imaginamos e pode ser a causa de dores abdominais, cólicas menstruais, TPM intensa, infertilidade, alterações do hábito intestinal, dentre outros problemas de saúde.

A paciente fica com a barriga bastante inchada e com sensação de estar cheia. Muitas vezes esse inchaço é doloroso. É comum as mulheres relatarem que essa distensão aparece em um certo momento do ciclo menstrual, mas pode também não ter relação com tal período.

Não. A endometriose não é contagiosa, tampouco causada por algo que a pessoa tenha feito. Embora não haja causa conhecida para esta condição, há suspeita de que a genética tenha um peso importante no desenvolvimento da doença (5).

Ela possui três diferentes maneiras de se manifestar, com distintos graus de desenvolvimento.

  • Endometriose Superficial:
  • Endometriose Ovariana:
  • Endometriose Profunda:

Quando o assunto é endometriose, os médicos geralmente não falam em cura, mas sim controle da doença. E com a cirurgia, é possível conseguir um controle e melhorar muito a qualidade de vida naqueles casos em que a pessoa sofre com fortes dores.

- Sangramento: fluxos menstruais intensos ou prolongados, sangramento entre as menstruações ou irregularidade menstrual. - Sintomas intestinais: diarréia, intestino preso, cólicas ou sangramentos, dificuldade ou dor ao evacuar. - Sintomas urinários: dor ou sangramento ao urinar e aumento da freqüência urinária.