Quais os sintomas de endometriose no umbigo?

Perguntado por: zmello . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.1 / 5 7 votos

Mulheres com endometriose umbilical costumam apresentar os seguintes sinais ou sintomas: Nódulos no umbigo de coloração acastanhada, avermelhada ou arroxeada; Dor no umbigo; Secreção ou sangue expelidos pelo umbigo durante o período menstrual.

A endometriose umbilical espontânea apresenta-se com nódulo em umbigo, dor cíclica, sangramento local discreto durante o período menstrual, sem história de cirurgia prévia. O tratamento consiste na excisão em bloco da lesão e cordão umbilical, com margens para evitar recorrência e a reconstrução umbilical imediata.

A endometriose umbilical é, portanto, afecção rara, mas deve ser considerada no diagnóstico diferencial nos casos de mulheres em idade fértil que apresentem lesão na cicatriz umbilical, mesmo que assintomática. O diagnóstico definitivo é histopatológico, e a excisão cirúrgica é a terapêutica de eleição.

A paciente fica com a barriga bastante inchada e com sensação de estar cheia. Muitas vezes esse inchaço é doloroso. É comum as mulheres relatarem que essa distensão aparece em um certo momento do ciclo menstrual, mas pode também não ter relação com tal período.

Segundo o especialista, o tratamento cirúrgico da endometriose é feito principalmente através da videolaparoscopia, uma cirurgia minimamente invasiva. Uma câmera é inserida pelo umbigo por meio de um corte bem pequeno, de 1 centímetro, coloca-se um gás no abdômen, e o cirurgião tem visão de toda a região pélvica.

Tratamento da endometriose no umbigo
O tratamento da endometriose umbilical deve ser realizado com cirurgia. A cirurgia para endometriose no umbigo necessita de alguns cuidados, para que a retirada da doença seja completa.

Os pacientes devem apenas evitar levantar peso acima de 5-10 kg e fazer exercício de abdominal por 30-40 dias.

A dor no umbigo pode ser um sintoma de diferentes condições de saúde, como prisão de ventre, apendicite e até desconfortos estomacais causados pelo período gestacional. Esse incômodo também pode surgir sem nenhum motivo aparente.

Quando a doença surge nos ovários pode provocar o aparecimento de um cisto denominado endometrioma, de tamanho grande e que compromete a capacidade de a mulher engravidar. Outros órgãos também podem ser acometidos, como, parte do intestino grosso, bexiga, apêndice e vagina.

- Sangramento: fluxos menstruais intensos ou prolongados, sangramento entre as menstruações ou irregularidade menstrual. - Sintomas intestinais: diarréia, intestino preso, cólicas ou sangramentos, dificuldade ou dor ao evacuar. - Sintomas urinários: dor ou sangramento ao urinar e aumento da freqüência urinária.

A maioria das mulheres que apresentam esse quadro, também tem endometriose em locais ao redor da pelve, como na bexiga e nos ovários. Algumas pessoas acometidas não apresentam quaisquer sintomas, porém outras relatam dor ao evacuar; cólicas abdominais; diarreia; constipação; inchaço e sangramento retal.

Embora algumas pacientes não apresentam sintomas, exceto em certos momentos de seus ciclos (menstruação e ovulação), outras são debilitados pela dor todos os dias do mês.

Endometriose em estado avançado pode causar, por exemplo, uma hidronefrose, que é a obstrução das vias que ligam o rim à bexiga. Outro problema causado pela endometriose é o aumento no risco de infertilidade. A infertilidade, na realidade, não é culpa apenas da endometriose.

Exame de sangue CA 125 – este exame serve para avaliar a quantidade de proteínas CA-125 na corrente sanguínea. Valores aumentados de CA-125 podem indicar a presença de endometriose. Ultrassonografia transvaginal – a análise das imagens permite ao médico averiguar se há presença de cistos nos órgãos da região pélvica.

Caso haja qualquer suspeita de umbigo inflamado, é imprescindível ao paciente consultar-se com um médico especializado, que analisará a situação, diagnosticará se há ou não inflamação da região e indicará qual tratamento deve ser feito.

Um dos reflexos da endometriose no corpo da mulher é a distensão abdominal. A barriga de endo é um exemplo do vasto leque de sintomas que as portadoras de endometriose experimentam e um dos muitos mal entendidos sinais comuns acerca dessa doença.