Qual o nome da pessoa que estuda a Bíblia?

Perguntado por: efreitas . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 5 votos

O trabalho de um teólogo envolve explorar e analisar as escrituras sagradas, como a Bíblia, o Alcorão, o Bhagavad Gita, entre outros textos religiosos, com o objetivo de examinar a natureza de Deus, a natureza humana, a moralidade, a espiritualidade e outras questões relacionadas à fé.

Métodos e Interpretação Bíblica
A leitura da Bíblia é uma prática fundamental para o futuro teólogo.

Conforme o texto, teólogo é o profissional que realiza liturgias, celebrações, cultos e ritos; dirige e administra comunidades; forma pessoas segundo preceitos religiosos das diferentes tradições; orienta pessoas; realiza ação social junto à comunidade; pesquisa a doutrina religiosa; transmite ensinamentos religiosos; ...

Sobre o curso de BÍBLIA
Por isso, o estudo da Teologia a partir de um curso de Bíblia, pode ser uma excelente alternativa para entender e interpretar de forma mais consistente tudo que se refere ao estudo teológico. A graduação é oferecida com titulação de bacharelado e dura, em média, quatro anos.

Teologia é o estudo da religião desde sua origem até a sua expressão na sociedade moderna. O que se estuda em Teologia nos ajuda a entender como algumas leis ou guerras surgiram, ou até mesmo nossas tradições e tendências morais.

O Teólogo é um profissional que procura fazer a ligação entre a religião e outras áreas do conhecimento, e entender a influência dessas coisas na vida das pessoas, especialmente nas áreas de ciências humanas, como é o caso da Sociologia, Antropologia e Psicologia.

Quando falamos em teologia, campo do conhecimento que estuda as religiões, logo vem à mente um padre, um sacerdote, um pastor ou freira. No entanto, quem estuda teologia não precisa necessariamente ser um estudioso. Na verdade, o estudo das mais variadas religiões está aberto a qualquer pessoa interessada no assunto.

A faculdade de teologia é do tipo bacharel — mas pode ser também de licenciatura —, podendo ser presencial, semipresencial ou EAD e tem duração de 3 anos; na Unifacear nosso curso é bacharel EAD. A diferença entre bacharelado e licenciatura em Teologia são as áreas onde podem atuar.

R$ 3.050,92

O salário médio de um Teólogo no Brasil é de R$ 3.050,92. Os estados onde a profissão de Teólogo têm os melhores salários são Mato Grosso, Tocantins e Distrito Federal.

As mais caras são as faculdades presenciais. Nelas, como mensalidades podem ir de R $ 550 nas mais baratas até chegar a mais de R $ 1.000? mas ultrapassam esse valor. O custo médio para fazer Teologia é de R $ 800 mensais.

Etimologicamente a palavra Teologia é a união de dois termos gregos: theós = Deus + logia = ciência. Portanto, podemos compreender Teologia como sendo um saber ou uma ciência de/sobre Deus.

Uma maneira mais tradicional de ler a Bíblia é começar pelo Antigo Testamento, mas em ordem cronológica. Isso dá uma ideia de como os acontecimentos se deram, e prepara o leitor para a chegada de Jesus Cristo. A porta de entrada ao Antigo Testamento deve ser o livro de Salmos.

Moisés

Pela tradição religiosa, estes cinco livros teriam sido escritos por um único homem, Moisés. "Lendo e interagindo com o [poeta e tradutor] Haroldo de Campos (1929-2003), eu aprendi que há duas abordagens possíveis. A da sinagoga diz que quem escreveu a Torá foi Moisés e ponto final.

Ao contrário do que muitos possam pensar, a carreira em Teologia não exige que o profissional siga alguma religião específica e nem mesmo que acredite em Deus. A área de atuação do profissional é que vai determinar se ele precisa seguir alguma doutrina religiosa ou não.

6 carreiras em Teologia que vão muito além da Igreja

  • Ensino. (Fonte: Pexels) ...
  • Pesquisa. (Fonte: Pexels) ...
  • Mercado editorial. O trabalho com livros de temáticas religiosas, que possuem um bom lugar no mercado editorial, é outro caminho. ...
  • Sacerdócio. (Fonte: Pexels) ...
  • Consultoria e aconselhamento. (Fonte: Pexels) ...
  • Administração.

Após especializar-se, você poderá trabalhar em instituições de ensino superior como professor. Poderá ministrar aulas de cursos como teologia, letras, antropologia e outras áreas das ciências humanas e sociais. Outra possibilidade na área da educação é dar aulas de filosofia, sociologia e ensino religioso.