Qual o melhor tipo de portão para garagem?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.1 / 5 20 votos

Os portões de aço são os mais indicados pelos arquitetos devido a sua alta resistência e leveza. Por ser um material de fácil moldagem, é possível fazer o modelo do portão conforme o gosto do cliente. Esse tipo de material requer uma limpeza frequente para ficar sempre bem conservado.

Neste caso, o portão eletrônico é considerado mais seguro que o convencional, pois você não precisa descer do automóvel e ficar exposto na rua enquanto abre a sua garagem. Hoje são inúmeras as casas que utilizam os portões eletrônicos para controlar o acesso e manter a segurança.

Os portões eletrônicos são mais seguros e muito mais convenientes do que um portão manual, especialmente se você usá-lo com seu veículo. Assim, optar por motorizar seu portão pode simplificar sua vida. No entanto, pode ser difícil escolher como motorizar seu portão.

Manutenção: o portão de correr é mais simples e com poucos componentes, mas o desgaste das roldanas é maior por estar sempre em contato com poeira, água e produtos de limpeza, enquanto que o portão basculante, apesar de mais complexo, possui seu principal mecanismo protegido das intempéries e da sujeira.

Qual o tipo de portão de garagem mais barato? A opção de portão mais econômica é o portão de garagem de ferro com sistema de abertura de correr. Por ser um material mais barato e com um sistema mais simples o preço acaba sendo mais competitivo.

Como já mencionamos, os portões galvanizados passam por um processo de blindagem química muito eficaz nos dias de hoje para materiais de aço ou de ferro. Seja qual for o tamanho do seu portão, esse tipo de acabamento vai oferecer muito mais resistência contra agentes externos e aumentar a durabilidade do seu portão.

Outra vantagem do portão de alumínio é a sua baixa e simples manutenção em relação aos de ferro e madeira, pois no caso do ferro necessita de manutenções periódicas para evitar a ferrugem.

Desvantagens do portão de alumínio
O primeiro diz respeito ao conforto térmico, enquanto um modelo de madeira favorece o isolamento térmico, o alumínio não atua da mesma maneira. Nesse caso, a dica é utilizar uma chapa aberta para garantir a circulação do ar e evitar que a garagem fique quente.

O portão de alumínio precisa menos de manutenção, por ser mais resistente, mas são mais caros.

Em resumo, se você procura um portão mais resistente à corrosão e com um design personalizado, o alumínio pode ser a opção mais adequada, embora geralmente seja mais cara. Já se você busca uma opção mais resistente a impactos e com uma aparência mais tradicional, o ferro pode ser uma opção mais econômica.

Uma das principais vantagens é a sua praticidade e rapidez de abertura, que permite o acesso rápido e fácil de veículos e pessoas. Além disso, o portão basculante não ocupa espaço lateral na área externa, como o jardim, o que é uma ótima opção para imóveis mais limitados.

Dificulta o risco de assaltos e furtos. Por não precisar de nenhuma ação manual, esse tipo de portão acaba diminuindo o risco de assaltos e furtos. Afinal de contas, você poderá esperar no seu carro por sua ativação, em total segurança, garantindo que ninguém tenha a brecha para atacar sua casa ou seu carro.

Um portão de garagem com 3,50m de largura seria o ideal para uma entrada confortável, isso com o carro na posição reta, se o acesso for em curva 5,00m de largura seria ideal. Quanto a altura do portão o ideal seria um vão livre de 2,10m.