Qual o melhor sal para o consumo humano?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.6 / 5 16 votos

Sobre qual dos tipos de sal escolher, a especialista diz que o rosa do himalaia e o marinho são os melhores, pois preservam os minerais como ferro, magnésio, potássio e cálcio. “O sal rosa do himalaia tem em média 230 mg de sódio e do sal marinho 420 mg”, destaca.

Sal light
Considerado como uma alternativa mais saudável ao sal de cozinha tradicional, o sal light é recomendado, principalmente, para pessoas hipertensas e/ou que buscam diminuir o consumo do sódio. Entretanto, vale ressaltar que de nada adianta optar pelo sal light e “pesar a mão” na hora de temperar os alimentos.

Grosso: Mais saudável porque não é refinado. Marinho: Não é refinado e tem mais minerais que o sal comum.

Por essas razões, o sal rosa do Himalaia costuma ser considerado muito mais saudável do que o sal de mesa comum.

O sal marinho é mais saudável por duas razões: não passa por refinamento e contém menos sódio. O sal refinado passa por um longo processo químico de aquecimento e refinamento, que faz com que ele perca quase todo o seu valor nutricional e tenha que receber uma série de aditivos, como o iodo.

O sal integral tem mais de 20 minerais; Enquanto que o sal de cozinha comum possui muitos aditivos químicos; O verdadeiro sal integral costuma conter cloreto de sódio, sulfato, magnésio, zinco, ferro, cálcio, potássio e manganês; O sal refinado de cozinha possui sódio e iodo.

Como o sal marinho possui menos sódio em sua composição, essa acaba sendo uma escolha mais saudável. Regula a glicose: O sódio facilita a absorção de açúcar pelas células, mantendo os níveis de glicose em um nível aceitável e reduzindo a necessidade de insulina.

A maioria dos médicos recomendam a seus pacientes o consumo do sal do Himalaia a seus pacientes que sofrem de hipertensão arterial, desde que a quantia consumida seja moderada.

Os defensores afirmam que o sal rosa tem mais minerais do que o tradicional, mas é improvável que você obtenha benefícios extras de saúde ao comê-lo. Segundo o especialista, o sal rosa do Himalaia é nutricionalmente muito parecido com o sal marinho. A diferença é que ele é mais bonito e mais caro.

Você pode verificar na tabela nutricional do rótulo para comparar como um determinado sal marinho se compara ao sal de mesa, que tem cerca de 575 mg de sódio por um quarto de colher de chá.

O sal marinho não tem aditivos químicos
O consumo do sal marinho pode substituir o sal grosso em churrascos e no tempero das carnes e o sal de cozinha no preparo dos alimentos do dia a dia, devido às menores quantidades de sódio.

Dicas para o uso do sal iodado: Ao comprar o sal, observe no rótulo se ele é iodado; Se você faz tempero caseiro ou tempero completo em casa, USE SEMPRE O SAL IODADO na mistura.