Qual o melhor momento para carregar o iPhone?

Perguntado por: lnovais . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.5 / 5 7 votos

A recomendação do criador de conteúdo é carregar o aparelho conforme as necessidades, ou seja, se antes de ir dormir o iPhone estiver com 40% da bateria, por exemplo, mantenha-o assim até que ele entre no vermelho no dia seguinte para, então, carregá-lo.

80%

O iPhone possui um ajuste que permite diminuir a velocidade de envelhecimento da bateria ao reduzir o tempo que ela passa totalmente carregada. Esse ajuste usa aprendizado de máquina para entender a sua rotina diária de carregamento e espera para carregar além de 80% até que seja necessário.

Deixar o iPhone carregando a noite toda não é prejudicial para o dispositivo, pois os dispositivos modernos têm circuitos que interrompem a carga quando a bateria está totalmente carregada. Portanto, o dispositivo não continuará a carregar quando atingir 100% de carga.

Para carregar seu celular de forma certa, o recomendável é não deixar a bateria chegar ao fim. Segundo fabricantes de smartphones, o ideal é manter a bateria de celulares entre 20% a 80% para garantir a vida útil.

Se você for carregar seu celular durante o dia, evite deixar o aparelho na tomada por longos períodos. Então, faça uma primeira recarga até 40%, depois, de 40% para 80%. Com essa estratégia, você mantém e até mesmo prolonga a vida útil do smartphone.

No entanto, é importante notar que deixar o iPhone conectado à fonte de energia por longos períodos após atingir 100% de carga, conhecido como “carregamento em excesso”, pode levar ao aquecimento da bateria, o que pode causar um desgaste prematuro ao longo do tempo.

O ideal é começar a carregar o seu iPhone entre 20% e 15%. Não é necessário deixar que a bateria zere para carregá-la, já que as baterias de íon de lítio que são utilizadas hoje em dia não ficam “viciadas”. Chegar aos 100% também não é o mais saudável para a vida útil da bateria.

Verdade 9 Você pode carregar a bateria a qualquer momento
Não se preocupe quanto a isso. Os ciclos da bateria são contados de 0 a 100%, mesmo que você comece no meio e não termine de carregá-lo.

Devo carregar o iPhone até 80%?
Em via de regra, não há necessidade de parar manualmente de carregar o iPhone quando chegar a 80%. Em geral, a bateria do iPhone é projetada para ser carregada e descarregada centenas de vezes antes de perder sua capacidade total.

É melhor carregar o iPhone ligado ou desligado? – Carregar seu iPhone quando estiver desligado lhe dará o máximo desempenho e capacidade do dispositivo. Isso significa que ele carregará mais rápido e durará mais do que se você o carregasse enquanto estiver ligado.

Shoandtech afirma que sim. A recomendação do criador de conteúdo é carregar o aparelho conforme as necessidades, ou seja, se antes de ir dormir o iPhone estiver com 40% da bateria, por exemplo, mantenha-o assim até que ele entre no vermelho no dia seguinte para, então, carregá-lo.

Ao ativar a opção, o celular para de receber mais carga quando atingir o nível de 85% da capacidade, o que dará uma segurança para a bateria do aparelho sem impactar tanto em sua autonomia fora da tomada. Este “limite” irá prolongar o tempo de vida útil da bateria visando sua longevidade.

Não há riscos do aparelho sofrer um superaquecimento, e muito menos dele explodir. Isso porque os smartphones feitos nos últimos anos possuem uma tecnologia que impede que eles recebam cargas quando a bateria está em 100%. Dessa forma, não há riscos do dispositivo receber mais energia do que o necessário.

Ao contrário do que muitos acreditam, é melhor carregar o seu aparelho várias vezes por dia e por pouco tempo do que de uma vez só. E mais: seria melhor que a sua bateria nem atinja 100%. A longevidade das baterias é medida em ciclos e quanto mais vezes ela for de zero a 100%, mais rápido seu desempenho vai cair.