Qual o melhor fluxograma?

Perguntado por: apinho . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.1 / 5 10 votos

Os 7 melhores softwares para criar fluxogramas de 2022

  • Lucidchart : Melhor geral, incluindo fluxograma online grátis.
  • Bizagi Modeler: Melhor gratuito.
  • SmartDraw: Vice-campeão na categoria geral.
  • Gliffy: Melhor para iniciantes.
  • Cacoo: Melhor para uso intuitivo.
  • Edraw Max: Melhores recursos.
  • Draw.io: Melhor preço.

A ferramenta de fluxograma mais utilizada é o fluxograma de Ansi, que tem esse nome porque segue a padronização do American National Standards Institute (Instituto Nacional Americano de Padronização). Dessa forma, os fluxogramas que atendem essa orientação utilizam os mesmo símbolos para identificar as tarefas.

Entre os mais comuns, estão: fluxograma de processo (PFD), diagrama de blocos, fluxograma de documentos ou fluxograma de trabalho, mapeamento de fluxo de valor (VSM), modelagem e notação de processos de negócios (BPMN) e fluxograma de dados (DFDs).

Quais são os tipos de Fluxogramas?

  • Diagrama de Blocos. É o mais simples dos fluxogramas. ...
  • Fluxograma de processos simples. É semelhante ao diagrama de blocos, porém contém pontos de decisão.
  • Fluxograma funcional. ...
  • Fluxograma vertical.

Word. O Word permite criar fluxogramas de forma fácil dentro de qualquer documento de texto.

Os fluxogramas também podem ser usados para explicar operações e processos complexos, assim como fornecer orientação sobre como cada tarefa deve seguir adiante. Enquanto isso, os organogramas são mais úteis para visualizar como cada ramo da empresa se conecta.

O fluxograma é uma das Ferramentas da Qualidade e seu objetivo é representar graficamente a sequência das etapas de um processo. Assim, com o mapeamento dos processos, fica mais fácil de entender como eles ocorrem, fazendo com que a tomada de decisão se torne mais eficiente, para gerar melhores resultados na empresa.

O BPMN é uma representação gráfica feita a partir de ícones que simbolizam o fluxo de processo. Ou seja, a partir dessa notação é possível fazer o mapeamento dos processos. Portanto, cada ícone representa uma etapa do processo de produção.

Fluxograma vertical
Ideal para ser usado no controle de estoque, esse modelo faz uso de colunas verticais para representar a organização das atividades e seu fluxo de forma sequencial.

Existem diversos tipos de fluxograma de processo. Os mais comuns são o simples e o funcional. No simples já é possível inserir pontos de tomada de decisão, por exemplo, sendo também chamado de fluxograma linear.

Fluxogramas funcionais são formas bastante usadas para organizar processos. Elas podem ser usadas para delegar etapas de um processo a diferentes áreas de uma empresa, fornecendo estrutura e clareza diante de tarefas complexas.

O fluxograma ilustra as etapas, sequências e decisões de um processo ou fluxo de trabalho. Embora haja vários outros tipos, um fluxograma básico é a forma mais simples de um mapa de processo. Trata-se de uma ferramenta robusta para planejar, visualizar, documentar e otimizar processos em diversas áreas de conhecimento.