Onde é mais fácil fazer um fluxograma?

Perguntado por: afernandes . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 20 votos

Fazer um fluxograma é um processo fácil, se você tiver as ferramentas certas à sua disposição. O editor de fluxogramas da Visme é uma ótima alternativa ao Word, especialmente para iniciantes que querem criar fluxogramas rapidamente e com o mínimo de esforço possível.

10 aplicativos para a criação de modelos de fluxogramas

  1. LucidChart. Link do aplicativo. Preço: Gratuito para até 3 fluxos.
  2. Draw.io. Link do aplicativo. Preço: Gratuito.
  3. HEFLO. Link do aplicativo. ...
  4. Coggle. Link do aplicativo. ...
  5. Bizagi Modeler. Link do aplicativo. ...
  6. MindMeister. Link do aplicativo. ...
  7. Funnelytics. Link do aplicativo.

Para fazer um fluxograma online, é possível recorrer a serviços online grátis. Plataformas como o Lucidchart, Draw.io e Canva, por exemplo, permitem fazer vários tipos de diagramas para representar processos ou atividades em etapas sem instalar nada no PC .

Criar um fluxograma com imagens
Na guia Inserir, no grupo Ilustrações, clique em SmartArt. Na galeria Escolher um Elemento Gráfico SmartArt, clique em Processo e clique duas vezes em Processo de Ênfase com Imagens. , selecione a imagem que deseja exibir no gráfico e clique em Inserir.

1 – Diagrama de blocos
Também conhecido como fluxograma linear, é um fluxograma mais simples, composto apenas por blocos e não envolve pontos de decisão, apenas a sequência de funcionamento de um processo, ou seja, é como se fosse um checklist gráfico.

Sim, o Lucidchart oferece centenas de modelos gratuitos, incluindo modelos de fluxogramas, para ajudar você a começar. A biblioteca de formas de fluxogramas do Lucidchart tem tudo o que você precisa para começar a criar fluxogramas profissionais.

Acesse a aba Inserir > Selecione Formas. Uma galeria aparecerá com uma variedade de formas básicas, incluindo linhas, setas e formas geométricas. Clique na forma de fluxograma que deseja adicionar e, em seguida, arraste a forma ao tamanho desejado na planilha Excel.

Na guia Inserir, clique em SmartArt. No menu suspenso, na seção Processo, selecione um gráfico de fluxo de processos, como Processo de Ênfase ou Processo de Curvatura Básica. Dica: Para alterar rapidamente as cores das formas em seu gráfico de fluxo, clique em Alterar Cores na guia SmartArt da faixa de opções.

Inserir um diagrama predefinido

  1. Abra sua apresentação do PowerPoint e selecione o slide no qual deseja inserir o fluxograma.
  2. Na guia Inserir, clique em SmartArt.
  3. Escolha o diagrama que mais se ajusta às suas necessidades. Por exemplo, vamos inserir o diagrama “Processo repetitivo em curva” (na lista “Processo”).

Para criar um fluxograma de processos, pode-se usar programas simples, como Word e PowerPoint, ou até mesmo papel e caneta.

Como fazer um fluxograma no Google Docs

  1. Abra o Google Drive;
  2. Clique no símbolo de “+” Novo → Mais → Desenhos Google;
  3. Use as opções e os botões do menu para criar diagramas, pintar uma imagem, criar fluxogramas e outros tipos de desenhos.

Converter texto de marcador em um fluxograma

  1. Selecione a caixa de texto ou quadro de texto para ser convertido.
  2. Na aba "Início", você verá uma opção chamada "Converter para SmartArt"; clique nela.
  3. No menu suspenso que aparecerá, escolha o diagrama apropriado e clique nele.

Entre os mais comuns, estão: fluxograma de processo (PFD), diagrama de blocos, fluxograma de documentos ou fluxograma de trabalho, mapeamento de fluxo de valor (VSM), modelagem e notação de processos de negócios (BPMN) e fluxograma de dados (DFDs).

A ferramenta de fluxograma mais utilizada é o fluxograma de Ansi, que tem esse nome porque segue a padronização do American National Standards Institute (Instituto Nacional Americano de Padronização). Dessa forma, os fluxogramas que atendem essa orientação utilizam os mesmo símbolos para identificar as tarefas.

Como montar um fluxo de processos organizado?

  1. Liste atividades, envolvidos e prazos. ...
  2. Organize os documentos das áreas. ...
  3. Identifique onde o processo começa e onde ele termina. ...
  4. Proponha melhorias. ...
  5. Teste as mudanças.