Qual o melhor chá para tosse seca à noite?

Perguntado por: ochaves5 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.9 / 5 13 votos

Chá de canela: com as propriedades antibacterianas da canela, este chá é ótimo para ajudar contra a tosse seca e com expetoração. Dica: Junte ao chá umas gotas de limão e mel (se também tiver, pode colocar também cravo da Índia). Estes ingredientes vão impulsionar as propriedades da canela.

Bebidas quentes, como chás e caldos, podem diminuir a irritação e ajudar o organismo a tratar a inflamação na garganta, além de diluir a secreção acumulada e contribuir para a limpeza do local. Ingredientes com ação anti-inflamatória, como mel, limão e até o alho podem ser utilizados nesse quesito.

Cuide da umidade do ar. Por isso, investir em umidificadores de ambiente pode te ajudar a dormir melhor e tossir menos durante o seu descanso. Se você não tem um aparelho próprio para isso, uma bacia com água próxima à cama já pode contribuir muito para a umidade do ar.

Manter a casa limpa e bem ventilada. Aumentar umidade do ar nos ambientes, usando um balde com água, toalha molhada ou umidificador – em especial no quarto, para dormir melhor. Consumir líquidos mornos e com ingredientes que ajudam a diminuir o incômodo da tosse, como chá de hortelã, mel com limão ou camomila.

TOSSE SECA NOTURNA
Isso acontece quando, ao ficarmos por longos períodos em locais fechados por muito tempo, o ar muda e acaba se tornando mais seco e, por conta disso, a garganta começa ficar mais irritada, provocando a tosse.

Eleve o pescoço e a cabeça. Quando dormimos de lado, o muco pode ficar preso na garganta. Por isso, é indicado elevar a cabeça com o uso de um travesseiro. A recomendação de Theresa é um modelo com três camadas de espuma e altura ajustável.

O vinagre de maçã é bem conhecido por seu poder de aliviar crises de tosse. Para fazer o xarope do produto, basta misturar ¼ de xícara de mel com ¼ de xícara de vinagre de maçã.

A tosse pode ser decorrente de um processo inflamatório, infeccioso ou alérgico, portanto não deve ser considerada inofensiva. Ela pode indicar doenças como asma, bronquite crônica, infecções respiratórias (gripes, resfriados, tuberculose etc.), alergias, doença do refluxo gastroesofágico, entre outras.

Além da loratadina, outros antialérgicos para tosse são a cetirizina e a fexofenadina, mas outros medicamentos também podem ser recomendados, como é o caso do dextrometorfano (supressor da tosse), da codeína (supressor da tosse - requer prescrição médica), da acetilcisteína (mucolítico) e da guaifenesina (expectorante) ...

A cebola ajuda a descansar melhor à noite durante os processos catarrais. Para isso, corte uma cebola ao meio, coloque as duas metades num prato e leve para a mesinha de cabeceira, onde começarão a libertar os seus aromas.

Entre as causas pode ser uma alergia causada pela exposição a algum elemento presente no ar.A tosse persistente é o sinal da presença de alguma doença, sendo as causas alérgicas as principais e mais comuns: a asma brônquica, a rinite alérgica e a sinusite alérgica.

Chá de canela, cravo-da-índia e limão
A canela e o cravo possuem propriedade bactericida e ajudam a eliminar os microrganismos responsáveis pela tosse. Além disso, o limão e o mel contém propriedades expectorantes, ajudando a fortalecer o sistema imune devido à presença de vitamina C em sua composição.

Febre , cansaço e tosse seca: esses são os principais sintomas apresentados por pessoas com covid-19. Alguns indivíduos também têm dores no corpo, coriza , congestão nasal, dor de garganta e diarreia . Além disso, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), uma em cada seis pessoas sente dificuldade para respirar .

O xarope de mel e orégano também ajuda a acalmar a tosse. Misture 1 colher de sopa de mel com 1 colher de café de orégano em um recipiente de vidro. Aqueça por alguns instantes no micro-ondas e, quando estiver morno, tome. Faça isso 2 ou 3 vezes por dia.

7 principais causas da tosse

  1. Clima seco. ...
  2. Agentes irritantes. ...
  3. Objetos engolidos. ...
  4. Infecções e inflamações. ...
  5. Refluxo gastroesofágico. ...
  6. Asma. ...
  7. Tuberculose e câncer de pulmão.