Qual o maior problema do Catar?

Perguntado por: atrindade . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.6 / 5 15 votos

O Catar é conhecido pelas suas violações aos direitos humanos. Mulheres não têm direitos assegurados em um país com leis machistas. De acordo com o Human Rights Watch, o país adota regras discriminatórias de tutela masculina, negando às mulheres o direito de tomar decisões sobre suas vidas.

Desde 2010, o Catar tem estado sob escrutínio intenso, tanto pelas denúncias de corrupção envolvendo a Fifa, quanto pelos gastos bilionários com os preparativos, os abusos de direitos humanos e as condições degradantes vividas pelos trabalhadores desta Copa de 2022 (mais detalhes a seguir).

Relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo são ilegais no Catar, com punições que variam de multas à pena de morte. Mas as autoridades da Copa do Mundo disseram que "todos são bem-vindos" para visitar o país para assistir aos jogos e disseram que ninguém será discriminado.

As Nações Unidas identificaram diversas violações cometidas pelo Catar dentre elas: violações ao direito a vida; a liberdade; a segurança; ao devido processo legal; liberdade de ir e vir; liberdade de associação e o direito a condições favoráveis e justas de trabalho (REGUEIRO, 2020).

O Catar, que sedia o Mundial de 2022, se tornou conhecido como um dos países mais ricos do mundo, mas pouco se fala sobre a pobreza nessa pequena nação do Oriente Médio. Esta é experimentada por parte dos estrangeiros, que são 90% de sua população.

Atualmente, é considerado o país mais rico do mundo, tendo à frente da sua economia a exportação de petróleo. O Catar é um país árabe localizado na Ásia Ocidental. Catar (ou Qatar, na transcrição internacional) é um país do Oriente Médio, pequeno em extensão e grande economicamente.

Outrora um dos países mais pobres do Golfo Pérsico, o Catar é hoje um dos emirados mais ricos da região graças às suas reservas de petróleo e gás. Estas últimas estão entre as três maiores do mundo, atrás apenas da Rússia e do Irã.

Cruzar pernas
Nunca se sente com as pernas cruzadas de tal forma que o pé de uma perna esteja apoiado no joelho da outra perna, com o pé voltado para o rosto de outra pessoa. Isso é considerado um insulto no Qatar.

Além de ser um dos maiores exportadores de gás natural líquido do mundo, o Catar tem assumido o papel de mediador internacional de conflitos, trabalhando para garantir a retirada das forças do Afeganistão em agosto de 2021 e sediando negociações indiretas entre autoridades norte- americanas e iranianas em Doha.

5 – O Catar é um dos países mais seguros do mundo
As taxas de criminalidade são baixíssimas, com crimes violentos sendo raros. Até mesmo pequenos roubos não são tão comuns, fazendo com que a localidade seja bastante atrativa para pessoas da região que busquem um lugar que dê maior sensação de segurança.

O país segue as regras da lei de xaria, o que significa que o visitante não pode levar consigo bebidas alcoólicas, drogas, carne de porco e conteúdo pornográfico. De maneira geral, beber é ilegal no Catar, mas existem algumas exceções.

A maior parte da população do Catar é urbana. Aproximadamente 90% dos habitantes residem nas áreas urbanizadas. O país apresenta bons índices de desenvolvimento humano, medido pelo Índice de desenvolvimento humano (IDH), por exemplo. O país possui IDH de 0,856, considerado elevado.