Qual o impacto As descobertas do genoma humano tem na nossa vida?

Perguntado por: arodrigues8 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 15 votos

Os benefícios potenciais da edição do genoma humano incluem um diagnóstico mais rápido e preciso, tratamentos mais direcionados e prevenção de doenças genéticas.

Importância do genoma
O sequenciamento do genoma humano possibilita diversos avanços na medicina e permite que os cientistas consigam até mesmo prever quando doenças irão surgir. Um dos principais benefícios está relacionado a doenças genéticas, já que é possível fazer diagnósticos ao verificar alguma alteração.

O conhecimento dos genomas de várias espécies aumentou a capacidade de manipulação de genes importantes para o desenvolvimento; aumentou também o conhecimento sobre genes envolvidos no aparecimento de doenças e a possibilidade de desenvolvimento de novas drogas.

Entre as principais descobertas estavam dois números impressionantes. O primeiro deles é que o genoma humano tem cerca de 22.500 genes capazes de produzir proteínas. O segundo é que o nosso DNA tem aproximadamente 3,1 bilhões de letras. Esse post, para comparação, tem cerca de 5500 letras.

Dentre as vantagens do projeto, o conhecimento de risco do desenvolvimento de patologias é a principal. Esse conhecimento permite o planejamento familiar por meio de aconselhamento genético. Apesar da inúmeras vantagens e benefícios, a principal desvantagem do projeto envolve a questão ética.

projeto genoma humano (PGH) tem como objetivo identificar todos os genes responsáveis por nossas características normais e patológicas. Os resultados a longo prazo certamente irão revolucionar a medicina, principalmente na área de prevenção.

Devido o importante papel do DNA para os seres vivos, o conhecimento sobre o sequenciamento de DNA pode ser útil em praticamente qualquer área da biologia como: estudos evolutivos e filogenéticos, busca da base genética de doenças, clonagem gênica e reprodução.

A grande meta do Projeto Genoma Humano é compreender esses mecanismos, inclusive o de doenças, para que se possa aplicar tecnologia para alterar certas instruções com vistas a garantir uma melhoria na qualidade de vida do organismo.

A conclusão do mapeamento do genoma humano, divulgada no dia 31 de março, é um marco científico no conhecimento do DNA. Os dados publicados na revista Science reúnem informações relevantes sobre doenças e características evolutivas humanas. Até então, cerca de 92% do código genético humano era conhecido.

O genoma humano está finalmente completo. Pesquisadores vêm trabalhando há décadas nesse objetivo, e o Projeto Genoma Humano, iniciado em 1990, do qual o geneticista brasileiro Salmo Raskin fez parte desde o início, havia reivindicado essa vitória em 2001, depois de ler 92% de todo o DNA de uma pessoa.

Genoma é a sequência completa de DNA (ácido desoxirribonucleico) de um organismo, ou seja, o conjunto de todos os genes de um ser vivo. Estudar o genoma é como estudar a anatomia molecular de uma espécie.

Entre os negativos, existe a previsão de aumento do número de abortos seletivos, como impedimento do nascimento de crianças com alguma predisposição para determinados tipos de doença (neste caso, nem sempre totalmente segura). Além disso, espera-se de forma preocupante, a invasão de privacidade dos genes humanos.