Qual o efeito do vinagre nos dentes?

Perguntado por: ralves . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 15 votos

O vinagre da maçã, quando ingerido sem ser diluído e de maneira constante, pode danificar o esmalte dos dentes. Isso porque a acidez do vinagre leva a uma perda de minerais que podem acabar gerando a erosão do esmalte.

O vinagre de maçã é um clareador natural, que ajuda a remover manchas de café e cigarros, além de promover bem-estar às gengivas. Você pode escovar os dentes com ele ou misturar um pouco de vinagre em água para fazer bochecho.

Para evitar prejuízos a saúde, a recomendação é sempre diluir o vinagre em água (adicione algumas colheres de chá de vinagre a um copo de água) já que beber vinagre de maçã não diluído durante um período prolongado pode corroer o esmalte dos dentes.

Vinagre de maçã ajuda a clarear dentes
Na verdade, se usado para essa finalidade, pode ser prejudicial à saúde dos dentes. Isso ocorre porque o vinagre é ácido e afeta o esmalte dentário, o que pode desencadear doenças periodontais.

Este é mais um dos métodos que, se escolhido, deve ser usado com parcimônia. O vinagre de maçã é ácido e, se utilizado em excesso, pode prejudicar tanto os dentes quanto as gengivas.

Misture uma pequena quantidade de Vinagre de Maçã com bicarbonato de sódio para formar uma pasta espessa. Aplique a pasta e escovando bem os dentes, ou ainda, você pode aumentar a quantidade de vinagre deixando a mistura mais liquida de forma que possa ser feito pequenos gargarejos com a mistura.

Não é recomendado utilizar creme dental convencional, vinagre e nenhum tipo de branqueador. Tais produtos podem comprometer — e muito — a coloração do material e, em alguns casos, até danificá-lo. Para evitar que isso aconteça, invista em componentes específicos para essa finalidade ou em um sabão neutro.

Há quem diga saber como remover tártaro dos dentes em 3 minutos. Isso até é plausível, mas somente se o procedimento for feito por um dentista. Não há como remover o tártaro do dente em casa. É possível, sim, prevenir o surgimento do tártaro por meio de uma higiene bucal adequada.

O que pode ocorrer com o uso do bicarbonato de sódio nos dentes? Você poderá adquirir lesões dentais, chamadas na odontologia de lesões de classe cinco, lesões de erosão e lesões de microabrasão. Estas lesões causarão sensibilidade, dor, enfraquecimento do dente, sangramento das gengivas.

Para saber como clarear os dentes, veja as diferentes possibilidades de tratamento:

  1. Enxaguantes bucais clareadores. ...
  2. Gel de clareamento. ...
  3. Aplicação de lentes de contato ou facetas. ...
  4. Clareamento dental com pastas de dente. ...
  5. Fitas de clareamento dental. ...
  6. Clareamento a laser. ...
  7. Alinhadores transparentes.

Bicarbonato de sódio e vinagre: dissolva o bicarbonato de sódio com uma pitada de sal e algumas gotas de vinagre branco na água. Mergulhe a escova de dente na mistura e em seguida, escove suavemente por 2 minutos. Logo depois, lave a escova de dente com água e escove os dentes com pasta de dente normal.

O tecido em sua boca - incluindo sua gengiva - é delicado e pode ser propenso a abrasões. O sal pode ser capaz de remover algumas partículas de alimentos nos dentes, mas também pode causar cortes doloridos na gengiva e nos tecidos moles no interior da boca, além de poder causar danos nas superfícies dos dentes.

Molhe a escova de dentes, coloque bicarbonato de sódio nas cerdas e use-a para escovar os dentes. Deixe-o descansar por 10 a 15 minutos antes de enxaguar a boca. Escovar os dentes diariamente com bicarbonato de sódio ajudará a remover o tártaro e a clarear os dentes.

Por outro lado, uma vez iniciada a gengivite, algumas medidas podem ser tomadas como forma de tratamento. Assim, a utilização de suco de limão ou de vinagre de maçã para enxaguar a boca (2 colheres de sopa para um copo d'água morna) apresenta um excelente resultado.