Pode passar água oxigenada com bicarbonato nos dentes?

Perguntado por: rzaganelli . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 7 votos

O uso de água oxigenada e bicarbonato de sódio ajuda a clarear os dentes? São contraindicadas, segundo diversos estudos. Essa combinação provoca lesão e retração na gengiva, desgaste do esmalte, sensibilidade e, em casos mais graves, inflamação.

O campeão de indicações na internet para clarear os dentes é o bicarbonato de sódio. São diferentes combinações: bicarbonato com limão, bicarbonato com água oxigenada, bicarbonato com gengibre e por aí vai… O bicarbonato realmente deixa o dente com aspecto mais claro.

A água oxigenada pode clarear somente os pelos e o bicarbonato atuaria como um esfoliante, mas a mistura não é capaz de clarear manchas na pele e é contraindicada, pois pode piorar o quadro.

Molhe a escova de dentes, coloque bicarbonato de sódio nas cerdas e use-a para escovar os dentes. Deixe-o descansar por 10 a 15 minutos antes de enxaguar a boca. Escovar os dentes diariamente com bicarbonato de sódio ajudará a remover o tártaro e a clarear os dentes.

Além disso, fazer bochechos com água oxigenada pode causar danos sérios à sua saúde bucal. O produto aumentará o pH da boca, fazendo com que a saliva fique mais ácida. Isso resulta no surgimento de feridas e na sensibilidade dentária.

Em outro caso, como entre água oxigenada (peróxido de hidrogênio) e bicarbonato de sódio, pode haver uma maior potencialização na limpeza. Entretanto, essa mistura é bastante irritante para a pele e mucosas. "Ela libera gás carbônico e tem um pH relativamente alto.

Clareamento no consultório: A técnica utiliza um peróxido com concentrações mais elevadas, isolando tecidos moles (gengiva e mucosa oral) para evitar irritações e queimaduras, por períodos de 30-45 minutos. São necessárias de 2 a 4 sessões com intervalos médios de uma semana.

Durante a higienização do vaso sanitário, despeje um pouco da água oxigenada diluída com bicarbonato em cima e em volta do objeto. Esfregue bem com uma escova ou esponja, como você costuma fazer no dia a dia e enxágue. O produto ajudará a eliminar todas as bactérias do vaso e deixá-lo totalmente limpo e desinfectado.

Peróxido de hidrogênio para tratamento de doenças da gengiva
O peróxido de hidrogênio ajuda a eliminar as bactérias responsáveis por doenças da gengiva de duas maneiras. A primeira é pela eliminação de oxigênio. Talvez você já tenha notado que a água oxigenada produz bolhas. Isso ocorre porque ela libera gás oxigênio.

O bicarbonato de sódio não serve para clarear os dentes, como é conhecido popularmente. Na verdade, trata-se de um produto abrasivo, responsável por desgastar uma região por meio da raspagem. Ou seja, a função é similar a um esfoliante, que muitas pessoas usam na pele.

Há quem diga saber como remover tártaro dos dentes em 3 minutos. Isso até é plausível, mas somente se o procedimento for feito por um dentista. Não há como remover o tártaro do dente em casa. É possível, sim, prevenir o surgimento do tártaro por meio de uma higiene bucal adequada.

Como tirar tártaro dos dentes com morango e sal
Escove os dentes com uma mistura de três morangos grandes bem amassados com uma colher (de café) de sal. Seque os dentes com um lenço e aplique a mistura usando a escova de dente. Deixe agir por cinco minutos e enxágue. Escove em seguida.

Além de escovar os dentes com uma escova macia, é importante complementar a limpeza bucal com enxaguante. O uso de pastas de dentes clareadoras também é bem-vindo na missão de tirar amarelo do dente.

Água oxigenada queima e pode até necrosar as papilas gengivais.

Usar água oxigenada nos dentes pode trazer problemas
Com isso, o dente pode sofrer desmineralização e ficar fraco e vulnerável a outros problemas. Usar água oxigenada no dente também pode queimar e inflamar a mucosa, sobretudo se o procedimento for feito com grande quantidade de produto e repetidas vezes.

2- Clareia os dentes (uma parte de água oxigenada vol. 10 para duas de água filtrada, faça bochecho, depois cuspa);