Qual nome colocar no meu MEI?

Perguntado por: vornelas . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.6 / 5 5 votos

Também é importante manter o nome fantasia (nome comercial) porque ele irá diferenciar você no mercado. O Nome Fantasia MEI nada mais é do que o nome comercial que você utilizará para a sua empresa, ele é diferente do nome empresarial, que no caso do MEI é o seu próprio nome completo seguido do CPF.

O Nome Empresarial do MEI passará a utilizar os 8 dígitos do número CNPJ, separados por pontos, e seguido no Nome Civil ou Nome Social do titular constante da base CPF.

Para começar, o nome deve ter uma identificação própria. Pode ser um termo específico, o nome dos sócios ou uma sigla. O importante é que ele comece com algo diferente, portanto uma razão social que seja muito parecida com outra ou com um nome fantasia que já existam não é uma ideia muito boa.

Sim, a qualquer momento o MEI pode cadastrar um nome fantasia. O nome fantasia é cadastrado através do Portal Empresas & Negócios, no card, "Atualização Cadastral de MEI", na opção "Solicitar".

Por isso, hoje lhe daremos 6 dicas que podem ajudar ao longo do processo.

  1. Avalie o que a marca promete entregar aos consumidores. ...
  2. Faça um brainstorming. ...
  3. Lembre-se de dizer os nomes em voz alta. ...
  4. Conheça o público-alvo da marca. ...
  5. Certifique-se da exclusividade do naming. ...
  6. Evite neologismos.

Na hora de criar a sua razão social, considere o segmento da empresa e os diferenciais do seu negócio ou até o nome fantasia do empreendimento. Nesse sentido, é interessante que ela tenha a ver com a atividade exercida pela marca no mercado.

Para colocar Nome Fantasia no MEI o empreendedor pode utilizar o Portal do Empreendedor. Na hora da abertura do MEI já é possível indicar um Nome Fantasia, mas se for necessário alterar posteriormente as ações são feitas na Atualização Cadastral.

Existe outro campo que você precisa colocar o termo que vai designar o seu negócio: a razão social. Este termo é basicamente o nome jurídico da empresa, uma de suas principais informações que se tem dela, junto com o seu CNPJ e endereço.

A resposta é: não, não é possível ter dois MEIs. Para casos em que o empreendedor exerce mais de uma atividade como MEI, ele poderá escolher uma atividade principal e até 15 atividades secundárias entre as ocupações permitidas como MEI.

3 passos rápidos para criar nomes de empresas incríveis

  1. Descreva sua marca. Insira as palavras-chave relevantes para seu nicho ou setor para que o gerador de nomes com IA crie ideias de possíveis nomes de empresa.
  2. Escolha o nome ideal. ...
  3. Registre seu domínio. ...
  4. Descreva sua marca. ...
  5. Escolha o nome ideal. ...
  6. Registre seu domínio.

O nome fantasia é o nome popular da pessoa jurídica – ou nome comercial, como também é conhecido. Ele será usado para divulgação comercial da empresa e, na prática, é como ela será conhecida pelo público em geral.

Também dê preferência para nomes diferentes dos de seus concorrentes. Você pode usar o nome fantasia para mostrar os valores da sua empresa ou exaltar a qualidade dos produtos, por exemplo. No entanto, procure ser atemporal, ou seja, escolher termos que façam sentido atualmente e no futuro.

A razão social do MEI, também conhecida como nome empresarial, é formada pelo seu nome + o número do seu CPF, por exemplo, “João da Silva 123.123.123-12”. Essa formatação é padrão e definida pela Receita Federal.

Vc pode sim usar do mesmo nome fantasia, desde que o mesmo não seja registrado no INPI como marcas e patentes. Uma vez um nome registrado, tanto para razão social como para fantasia, esse mesmo nome é de uso exclusivo de quem o criou.