Qual melhor lugar para morar no interior?

Perguntado por: ifernandes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 11 votos

6 melhores cidades para se viver no interior de São Paulo

  1. Sorocaba. Sorocaba é a quarta cidade mais populosa do interior paulista e a mais populosa da região sudeste do estado de São Paulo, sendo mais de 700 mil habitantes, estimada pelo IBGE para 2021. ...
  2. Limeira. ...
  3. Mogi Guaçu. ...
  4. Santa Bárbara d'Oeste. ...
  5. Piracicaba. ...
  6. Rio das Pedras.

São Caetano do Sul
Há tempos (o último levantamento é de 2010) a cidade lidera o ranking do IDH no estado com o índice de 0,862, por conta da qualidade de vida que oferece - sendo possível morar lá e trabalhar na capital, com transporte disponível por ônibus ou trem.

Campinas é considerada pela ONU uma das melhores cidades para se viver no Brasil, principalmente pelos seus índices de educação e expectativa de vida, além de seus parques e atividades culturais.

Guaratinguetá

1- Guaratinguetá – SP
Localizada no Vale do Paraíba, região no interior de São Paulo, Guaratinguetá é a cidade com menor custo de vida do Brasil. Ou seja, pode ser considerada a cidade mais barata do Brasil.

Jaú Essa cidade conquistou o topo no ranking do Ipea, com uma taxa de mortes violentas de apenas 2,7 para cada 100 mil habitantes (a média nacional gira em torno de 37,6). Localizada a cerca de 300 km da capital paulista, Jaú é uma cidade com 151 mil habitantes.

Guaratinguetá

1º lugar - A cidade mais barata do país é Guaratinguetá (São Paulo) Importante centro de comércio e de prestação de serviços do Vale do Paraíba. A cidade tem 752 km², com 121 mil habitantes. Fica a 530m de altitude e a 175 km da capital São Paulo.

São Paulo

São Paulo. A cidade de São Paulo merece destaque, pois, de acordo com levantamento feito pela Macroplan, São Paulo é o estado com a melhor qualidade de vida do país. Sua nota é de 0,846, no índice em questão, e ela tem destaque na maioria das áreas analisadas.

A cidade de Albinen, nos Alpes Suíços, tem menos de 250 residentes e também está se oferecendo para pagar pela permanência de novas famílias. O município está oferecendo 25 mil francos suíços (R$ 138.520) para adultos com menos de 45 anos e 10 mil francos suíços (R$ 55 mil) por criança.

Rio das Pedras. A 165 km de São Paulo, Rio das Pedras é vizinha de Piracicaba e reúne toda a tranquilidade do interior com uma infraestrutura excelente, oferecendo tudo o que você precisa para viver bem e aumentar a sua qualidade de vida.

Conheça as cidades mais baratas para viver

  • Porto Seguro – Bahia – Cidade mais barata para viver no Brasil.
  • Maceió – Alagoas.
  • Olinda – Pernambuco.
  • Ouro Preto – Minas Gerais – Uma das cidades mais baratas para viver no Brasil.
  • Foz do Iguaçu – Paraná

Campina Grande é a cidade

Campina Grande é a cidade mais segura das regiões Norte/Nordeste e João Pessoa possui a menor taxa de homicídios dolosos entre 16 capitais. Campina Grande é a cidade mais segura para se viver nas regiões Norte/Nordeste do Brasil.

Para quem busca um refúgio tranquilo, exploramos o litoral em busca de cidades calmas e remotas para visitar.

  • Paraty, Rio de Janeiro. Contemple a Capela de Nossa Senhora das Dores. ...
  • Trancoso, Bahia. ...
  • Praia do Rosa, Santa Catarina. ...
  • Barra Grande, Bahia. ...
  • Jericoacoara, Ceará

Santa Catarina

Santa Catarina
Santa Catarina é o estado mais seguro do país! Com uma média de 8,6 assassinatos violentos a cada 100 mil habitantes, o estado está bem abaixo da média nacional de 24,9. Distante também do segundo colocado, São Paulo, que teve média de 11,3 assassinatos violentos a cada 100 mil habitantes no ano de 2022.

Enquanto isso, no ranking de piores lugares, só aparecem estados das regiões Norte e Nordeste. Acontece que existem poucos investimentos públicos e privados nesses locais, o que contribui para a desigualdade entre os entes da Federação.

O estado de São Paulo posiciona-se em primeiro lugar no ranking, seguido de Santa Catarina e Distrito Federal. Em quarto lugar ficou o Paraná e Rio Grande do Sul, em quinto. Após o Estado, que ocupa sexta posição, estão Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso.

Desempenho das cidades nos rankings
O ICE apresenta a classificação geral e sete rankings, em áreas determinantes para o desenvolvimento do ambiente de negócios. As cidades que ocupam as primeiras posições no ranking geral de 2023 são: 1º São Paulo; 2º Florianópolis; 3º Joinville; 4º Brasília; e 5º Niterói.