Onde é que o Deus mora?

Perguntado por: vjaques . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.1 / 5 11 votos

Deus se encontra no coração do mundo. Deus mora no coração do ser humano. Para o ser humano, Jesus diz: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra”. É esta frase que resume o evangelho de hoje, de João 14,23-29.

Onde o nosso Deus mora e habita? Ele não está nos sábios nem nos entendidos, mas nos corações pequenos, nas almas humildes, naquele que se faz pequeno. É ali que o Deus grande habita. É bom parar para escutar pessoas sábias, entendidas, cheias de conhecimentos, de ciências e coisas teóricas para nos ensinar.

O Templo, a Igreja, a Capela, o Santuário é lugar de oração; é o lugar da presença de Deus. É o lugar do nosso encontro com Deus; é o lugar de Jesus nos ensinar a viver. Eu vou para o Templo para viver duas realidades.

27 E criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou, macho e afêmea os criou. 28 E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: aFrutificai e bmultiplicai-vos, e cenchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo animal que se move sobre a terra.

— E o que fazia Deus antes da Criação? — Deus preparava o canhão, montava os cavalos, manobrava os tanques, afiava os canivetes.

1 Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por causa da tua benignidade e da tua verdade. 2 Porque dirão as nações: Onde está o seu Deus? 3 Porém o nosso Deus está nos céus; fez tudo o que lhe aprouve. 4 Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens.

No Novo Testamento, a cidade terrena é imagem da “cidade celeste”, para a qual todos estão peregrinando (cf. Hb. 13,14). Babilônia, a cidade corrompida e pecadora, é contraposta à nova Jerusalém, a cidade redimida e fiel, morada de Deus com seu povo (cf Ap.

Deus é nosso Pai Celestial
A seus olhos, somos todos iguais e merecemos ser amados e felizes. Deus conhece todas as coisas e, por isso, Ele compreende cada um de nós individualmente. Ele conhece nossos pontos fortes e nossas fraquezas, nossas esperanças e nossos medos.

O Reino de Deus se manifesta por meio do Seu trono. O trono do Senhor significa o governo do Senhor, e este é de geração em geração. O livro de Lamentações, capítulo 5, verso 19, diz que: “Tu, Senhor, reina eternamente.

Mesmo que uma pessoa pareça limpa e livre de pecados pelo lado de fora, o seu coração pode não estar limpo. Leia Mateus 23:25-28.

Moisés viu Deus face a face, no alto de uma montanha desconhecida, pouco tempo depois de ter conversado com o Senhor na sarça ardente, mas antes de ir libertar os filhos de Israel do Egito. (Ver Moisés 1:1–2; 17, 25–26, 42; ver também Êxodo 3:1–10.)

Yahweh

Yahweh é o nome pessoal de Deus, tão intimamente identificado com seu ser que muitos judeus ortodoxos se recusam a pronunciá-lo, dizendo em vez disso HaShem (“o nome”) ou Adonai (“Senhor”), para guardar a santidade desse nome.

Ele inicia dizendo “Haja luz”, diferenciando o dia da noite. No segundo dia, Ele segue com a criação do céu, o dividindo das águas. No terceiro dia surge a terra e as árvores que irão fornecer os frutos. No quarto dia são criados o sol e a lua para que governassem o dia e a noite.

Deus criou a vida para a vida lhe render glória, honra e louvores, sendo que a principal adoração deveria proceder do ser humano, que foi criado à imagem e semelhança de Deus, portanto pode comunicar-se com Ele, e também com Ele ter comunhão de modo amoroso e pessoal.

Dia 4: Criação do Sol, da Lua e das Estrelas
No primeiro dia, Deus criou a luz.