Como é a vida no interior?

Perguntado por: tveloso . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 11 votos

A vida no interior tem números baixos de assaltos, roubos, furtos e outros crimes que muitas vezes tiram o sossego de quem mora na cidade grande. Essa diferença reflete diretamente na qualidade de vida, já que você consegue viver muito mais tranquilo.

Quem opta por morar no interior privilegia a qualidade de vida. Longe da agitação das grandes cidades e capitais, é possível encontrar calmaria e ficar longe do estresse. Você deixa de perder horas no trânsito, de ouvir o barulho dos carros e de se preocupar com a violência.

Morar no interior promove mais sociabilidade, pois diferente de São Paulo onde vivem aproximadamente 12,18 milhões de pessoas, todas apressadas, no interior do estado o número de habitantes é muito menor, facilitando o convívio social entre a população e gerando mais contato entre as pessoas.

Qualidade de vida
As cidades interioranas possuem clima mais estável ao longo do ano, o ar é mais limpo e respirável, as ruas são mais limpas e até as pessoas são mais educadas. Isso sem falar que se você tem crianças, a possibilidade de criá-las de um modo mais livre é maravilhoso.

Na capital há muitos benefícios, no entanto, para quem busca sossego e dias mais leves, a tranquilidade do interior chama a atenção. Além disso, atualmente, mesmo as cidades que ficam distantes dos grandes centros já têm muitos recursos que facilitam a vida de seus moradores.

O custo de vida médio da capital paulista é um dos mais caros do país, ficando atrás apenas da cidade de Florianópolis, capital de Santa Catarina. De acordo com o IBGE, o custo de vida médio de São Paulo chega a mais de R$4.500,00, podendo variar para mais ou para menos, conforme a região em que nos encontramos.

Em cidades pequenas o custo de vida, normalmente, é menor do que o de grandes centros urbanos. Os valores gastos na compra ou no aluguel de uma residência, assim como os valores despendidos na alimentação, manutenção residencial, educação e lazer, geralmente são menores.

Com cerca de 300 mil habitantes, a cidade tem altos índices de empregabilidade, segurança, qualidade de vida e muitas opções de lazer. Além disso, é também uma cidade com destaque na educação, com universidades renomadas como o ISCA e a Unicamp.

Desvantagens de viver no campo

  • Dependendo do lugar o acesso a saúde é trabalhoso;
  • Dependendo do lugar o acesso a educação é precário e em outros até inexistente;
  • Muitas comunidades ainda não têm acesso a energia elétrica e outros recursos mais modernos.

População de Campinas é a maior do interior do Brasil.

Guaratinguetá

1- Guaratinguetá – SP
Localizada no Vale do Paraíba, região no interior de São Paulo, Guaratinguetá é a cidade com menor custo de vida do Brasil. Ou seja, pode ser considerada a cidade mais barata do Brasil.