Qual laxante não prejudica o intestino?

Perguntado por: ajaques5 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.4 / 5 5 votos

LACTITOL e Lactulose são dissacarídeos sintéticos que funcionam plenamente como laxantes osmóticos. Dentre estes, o LACTITOL devido ao seu sabor mais palatável é melhor tolerado e, portanto, mais eficaz do que a Lactulose (5).

O Muvinlax, é um deles, que pode levar apenas de 3 a 6 horas para fazer efeito, promovendo alívio rápido e com menos tendência a efeitos colaterais como cólicas, inchaços e gases.

Muvinlax® é um laxante e atua nos sintomas da constipação intestinal, estimulando a movimentação do intestino e facilitando a evacuação. Por não ser absorvido pelo organismo, Muvinlax® é um medicamento seguro para o seu tratamento, causando menos efeitos colaterais.

Quem sofre com a constipação frequente com certeza já recorreu aos laxantes para esvaziar o intestino. Esses medicamentos podem ser aliados do funcionamento intestinal quando são prescritos pelo médico, mas se utilizados incorretamente podem prejudicar a saúde e causar complicações sérias.

Alguns dos laxantes naturais mais utilizados, e que podem ser facilmente incluídos na alimentação para combater a prisão de ventre, incluem frutas como ameixa, mamão, laranja, figo ou morango, além de algumas plantas medicinais com propriedades laxantes como o chá de sene ou o chá de ruibarbo, por exemplo, que podem ...

Alguns exemplos bem conhecidos são o arroz integral, linhaça, trigo em grãos, aveia e outros. Alguns deles, como a linhaça e a aveia, por exemplo, são bem versáteis no dia-a-dia. Combinam com saladas (hortaliças e frutas), mingaus, vitaminas, preparação de receitas diversas e outros.

Laxantes emolientes ou lubrificantes
O resultado é o amolecimento do bolo fecal, que colabora para um melhor deslocamento das fezes dentro do intestino grosso até a evacuação ³. Alguns exemplos são: óleo mineral, vaselina líquida, docusato e dioctilsulfosuccinato de sódio.

Formadores de massa: aumentam o volume das fezes, o que estimula o intestino; Osmóticos: extraem água do corpo para amolecer as fezes; Estimulantes: estimulam os músculos do intestino; Amaciadores: ajudam as fezes a absorver água.

Uma ótima alternativa de laxante é a combinação de vitamina de ameixa seca e aveia. A ameixa seca e a aveia são fontes abundantes de fibras, o que auxilia na regulação do funcionamento intestinal e alivia a constipação. Além disso, a ameixa seca contém sorbitol, um laxante natural que estimula a eliminação das fezes.

Dieta rica em fibras e laxativos osmóticos, como o leite de magnésia e a lactulose, ajudam a aliviar os sintomas. Além desses, drogas capazes de acelerar o trânsito intestinal e diminuir a consistência das fezes também são úteis.

Perigo do uso prolongado de laxantes
Pode também causar inflamação intestinal e diminuir a absorção de minerais e vitaminas essenciais para o organismo.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou de cirurgião-dentista. Lacto-Purga® não deve ser utilizado diariamente por período prolongado sem investigação da causa da prisão de ventre.

Veja a seguir!

  1. Beba água. O corpo precisa de muita água, principalmente para as funções vitais. ...
  2. Mexa-se! O exercício também contribui para melhorar o trânsito intestinal. ...
  3. Troque os refinados pelas fibras. O intestino precisa de fibras para empurrar os resíduos que ficam nele. ...
  4. Evite os sucos. ...
  5. Eduque seu intestino.

Beber água morna com limão ao acordar
Beber água morna com limão ao acordar pode ser uma boa forma de soltar o intestino preso, porque estimula os movimentos naturais do intestino.

de Sene

União dos chás de Sene, Espinheira Santa e Boldo do Chile, ambas ervas que auxiliam no bom funcionamento intestinal, tratando a prisão de ventre e com ação laxante.

É aconselhável que se faça uso de alimentos integrais, como arroz, pães, torradas e biscoitos; Legumes (de preferência com a casca): tomate, berinjela, beterraba, pepino, entre muitos outros; Utilize alho, cebola, ervas naturais e azeite, limão para temperar saladas.