Qual idade pode brincar com slime?

Perguntado por: amodesto . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 19 votos

O slime nunca deve ser oferecido para crianças menores de três anos. De qualquer forma, isso não indica que as crianças dessa idade ou pouco mais velhas estejam aptas para brincar com o produto. O slime deve ser oferecido apenas para maiores de seis anos.

Com as diversas possibilidades, fazer o próprio slime é uma atividade quase que terapêutica! Ao fazerem, os pequenos exercitam sua paciência, estimulam sua imaginação e criatividade e contribuem com o desenvolvimento motor e cognitivo, raciocínio, visão, sensorialidade, entre outras funções.

Brincar com uma massinha feita em casa parece algo bastante inofensivo para os pais, mas até mesmo o slime - uma espécie de massa de modelar que antes era chamada de amoeba ou geleca - pode trazer riscos à saúde das crianças.

Já vimos como os slimes agregam benefícios no que diz respeito ao desenvolvimento dos seus pequenos, dentre eles, o estímulo da responsabilidade, imaginação, sentidos e convivência com o meio social.

Produto vendido como ativador de slime, uma espécie de geleca caseira, não deve ser manipulado por crianças. Se inalado ou ingerido, o bórax pode causar náuseas, vômitos e cólicas abdominais, entre outros.

Cola ideal para fazer SLIME, também pode ser utilizada para colar Papel, Madeira, Couro e Tecido.

Estamos falando do slime, a tendência do momento entre as crianças. Trata-se de uma massa viscosa, que pode ser feita em casa com diversas cores, texturas e brilhos. O slime precisa de poucos ingredientes para ser produzido. Basta misturar cola, água, bicarbonato de sódio, glitter, corantes e o brinquedo está pronto.

ACRILEXSlime Kimeleka Mágica
São 6 unidades com cores sortidas, que ao serem expostas ao sol mudam de cor. Muito divertido, não é mesmo? Elas são ideais para estimular a imaginação e criatividade das crianças. Essa slime não gruda na roupa e também não mancha, além de ser atóxico e não conter bórax na composição!

Além da cor, o que mais atrai os pequenos são os enfeites presentes no slime. Os mais comuns são isopor, glitter, purpurina, estrelinhas ou outros pequenos componentes que alteram sua textura.

Umedeça um slime ressecado com água morna.
Segure a massa em água morna corrente ou mergulhe em uma tigela de água morna por um segundo de cada vez, então brinque com o slime usando as mãos para misturar a água. Repita quantas vezes for necessário até o slime ficar úmido e elástico novamente.

Uma grande vantagem é que a amoeba é mais resistente ao calor e pode ser usada por muitas vezes mais que um slime caseiro.

Com apenas 2 ingredientes básicos: cola branca e sabão líquido, você pode criar uma pasta básica de slime para a criançada se divertir.

Usualmente, o slime caseiro tem sua “base” feita com uma mistura de cola branca, bórax, espuma de barbear e água. A cola branca (a mesma utilizada nas escolas) é uma mistura de água com uma pequena quantidade de uma substância química chamada acetato de polivinila.

A invenção que foi chamada de Bouncy Putty, mais tarde renomeada Silly Putty, aconteceu acidentalmente A General Electric estava tentando encontrar uma maneira de fornecer borracha para pneus de caminhões e botas de soldados durante a Segunda Guerra mundial.

A formação do slime ocorre por meio de uma ligação entre as cadeias lineares do polímero PVA, chamado de crosslinking, pela adição do bórax. Forma-se um novo polímero tridimensional que apresenta propriedades viscoelásticas, que é chamado de slime (Bruce et al., 2016).