Como é feita a glicerina para sabonete?

Perguntado por: udomingues4 . Última atualização: 20 de julho de 2023
/ 5 10 votos

Embora ela possa ser comprada pronta ou feita a partir de óleos vegetais, é bem mais fácil e barato reaproveitar os restos da gordura animal usada na cozinha. Basta cozinhar a gordura, adicionar lixívia para transformá-la em sabão e dissolver a mistura com sal. A glicerina ficará pronta em questão de horas.

A glicerina é um componente natural de gorduras e óleos vegetais e animais, que consiste principalmente de triglicerídeos (composto de glicerol com três ácidos graxos). Em produtos cosméticos, a glicerina é usada como agente hidratante devido às suas propriedades higroscópicas (que atraem a água).

Normalmente a glicerina é produzida por vias fermentativas ou químicas em processos bem pouco complexos. Se a produção de biodiesel continuar aumentando como vem, em breve essa será a principal fonte de glicerina, tomando o lugar da produção fermentativa que estava ganhando seu espaço no mercado mundial.

O sabonete de glicerina é fabricado com os seguintes componentes: sebo bovino ou ácido esteárico; óleo de coco ou de palmiste; óleo de rícino; resina fumárica (breu); hidróxido de sódio; açúcar; álcool comum; glicerina e água.

Glicerina Bidestilada 1 litro é um ótimo produto coadjuvante na fabricação de sabão, sabonetes e shampoo.

A glicerina vegetal também conhecida glicerol vegetal ou simplesmente glicerol, é um líquido viscoso transparente, incolor e sem cheiro derivado dos óleos de plantas como coco, palmeira ou soja. Solubilidade: água e álcool.

Quais lubrificantes naturais evitar
Glicerina: a glicerina pura pode tornar a região íntima da pessoa mais propensa a infecções por fungos.

Como vimos, a glicerina pode ser obtida a partir de diversas formas, por meio de fontes naturais, incluindo a vegetal e animal, e sintéticas. Dessa forma, ela está presente em todos os óleos e gorduras de origem animal e vegetal, bem como no petróleo e pode ser sintetizada quimicamente em indústrias.

A glicerina em âmbito comercial é dividida em três tipos: bruta, loira e bidestilada. A glicerina loira apresenta – se isenta de ácidos graxos (oleína) de sua composição, ao contrário da bruta que possui.

O termo glicerina refere-se ao produto na forma comercial, com pureza acima de 95%. A glicerina ou glicerol nada mais é do que um composto orgânico líquido, incolor, viscoso e com sabor adocicado. O glicerol está presente em todos os óleos e gorduras de origem animal e vegetal.

Alguns componentes da massa do sabonete de glicerina, como açúcar, glicerina e álcool, agem como retardadores de cristalização. Deste modo, o sabonete esfria e endurece, sem perder a transparência.

Como destacamos, os principais benefícios do sabonete de glicerina incluem: alto poder de hidratação da pele, sua característica emoliente e a manutenção da umidade natural da pele. A utilização de produtos com ácido hialurônico na composição também contribui para a saúde e aspecto saudável da pele.

A vagina se lava só com água!
Ou, no máximo, com sabonete neutro de glicerina. A região da vulva pode ser naturalmente lavada com sabonete – seja íntimo ou não. Entretanto, é indispensável que a vagina seja higienizada apenas com água.

As bases glicerinadas brancas nada mais são do que as bases glicerinadas transparentes acrescentadas de um pigmento branco em pó que é o dióxido de titânio (TiO2). Caso você ou seus clientes não se importam em consumir um sabonete que contenha substâncias químicas oriundas de animais, essa é uma ótima opção.

Pode usar sabonete de glicerina todos os dias como parte de sua rotina regular de cuidados com a pele.