Qual é a matéria-prima do sabonete?

Perguntado por: agalvao . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 12 votos

sebo

"Para nós, o sebo é a principal matéria-prima, representando até 60% da composição do sabonete.

glicerina

Base de glicerina
A glicerina é o principal produto utilizado para a produção de sabonetes artesanais.

O sabonete é um produto utilizado para a higiene pessoal, composto principalmente por ácido graxo animal (gordura) e vegetal (óleos), além de álcalis e alguns aditivos complementares responsáveis pela fragrância.

Já o sabonete em barra é feito com gordura saponificada, que é uma ação química entre óleos e uma base, normalmente a soda cáustica. Isso transforma o produto em massa sólida que também tem o poder tensoativo, ajudando na limpeza.

As principais são a água e o cloreto de sódio (sal de cozinha). As matérias graxas empregadas na fabricação de sabões são: os óleos ou azeites, as gorduras animais (banha ou sebo) e o ácido oleico. Os óleos ou azeites podem ser de procedência vegetal ou animal.

Os sabonetes são considerados sais de ácidos graxos superiores. São obtidos em escala industrial pela saponificação de gorduras animais ou óleos vegetais com o uso de hidróxidos. Como resultado desse processo, além do próprio sabonete, também se forma o glicerol, que possui propriedades hidratantes adicionais.

Receita de sabão liquido caseiro de álcool

  • 1 litro de óleo de cozinha usado;
  • 130 gramas de soda cáustica (pureza mínima: 97%);
  • 140 ml de água (para diluição da soda cáustica);
  • 30 ml de vinagre;
  • 100 ml de álcool;
  • 4 litros de água.

Na verdade o sabão foi inventado pelos fenícios 600 anos antes de Cristo. Eles ferviam a banha de cabra com água e cinzas de madeira, obtendo um sabão cremoso. Foi no século VII que os árabes descobriram o processo de saponificação misturando óleos naturais, gordura animal e soda cáustica.

A glicerina é uma substância líquida, não tem cor e nem cheiro. Por isso, é ótima como matéria-prima para outros produtos, como é o caso do sabonete e até do shampoo e do condicionador. Ela ajuda na hidratação da pele porque atrai a água, fazendo com que os espaços entre as células da pele sejam preenchidos com água.

Sodium lauroyl isethionate, stearic acid, sodium stearate, sodium oleate, sodium palmitate, sodium linoleate, sodium laurate, sodium myristate, lauric acid, aqua, sodium isethionate, cocamidopropyl betaine, parfum, sodium chloride, zinc oxide, titanium dioxide, tetrasodium etidronate, tetrasodium EDTA, alpha-isomethyl ...

Quais são os principais tipos de sabonete para empresa?

  • Sabonete líquido. ...
  • Sabonete espuma. ...
  • Sabonetes bactericidas. ...
  • Sabonetes sem perfume. ...
  • Sabonetes desengraxantes.

O sabão ecológico traz inúmeros benefícios por não agredir a natureza e poluir o meio ambiente. Além de superar a qualidade do material produzido nas indústrias comuns, o sabão ecológico não agride a pele e não contém produtos químicos como os industrializados.

A matéria-prima básica dos detergentes é o petróleo, que é um recurso energético fóssil não renovável.

A composição do detergente é basicamente: agentes modificadores de espuma, coadjuvantes, agentes removedores de manchas, agentes de suspensão, silicatos, agentes modificadores de pó, alcalinizantes, ingredientes menores e substâncias inertes. Enquanto um sabão natural, como o SABÃO DE COCO POSITIV.

A saboaria é uma arte antiga, que não se sabe ao certo a origem, mas que provavelmente surgiu em 2.800 a.C. na Mongólia. Outra linha sugere que o sabonete tenha surgido em 600 a.C., criado pelos fenícios, que ferviam gordura animal e cinzas para higienizar o corpo. O termo “saboaria” significa fábrica de sabão.

Gorduras ou Óleos; Barrilha (carbonato de sódio) ou hidróxidos (de sódio ou potássio); Essência.