Qual gravidez a barriga cresce mais?

Perguntado por: aaragao3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 14 votos

É bastante comum ouvir que a barriga "cresce mais" ou "mais rápido" a partir do segundo filho, mas segundo o obstetra Domingos Mantelli, não há regra para o volume abdominal na gravidez. "A verdade é que a barriga da segunda gravidez não cresce mais, nem em uma velocidade maior do que a da primeira", afirmou.

Na segunda gravidez a barriga cresce bem mais rápido, é impressionante.

A maioria das grávidas, no entanto, vê a barriga despontando entre as 12a e a 16a semana. Quem já teve uma gravidez ou mais antes pode ficar barriguda mais cedo, devido ao afrouxamento do útero e dos músculos abdominais durante a gestação anterior.

Mamães acima do peso também podem apresentar uma barriga maior em menor tempo, mas, nesse caso, a saliência é por conta da gordura abdominal; Grávidas que apresentam um biótipo magro, podem apontar maior saliência da barriga mais cedo.

Especialmente quem tem mais gordura abdominal pode demorar mais tempo para sentir o feto mexer.

O porte físico da gestante influencia muito no tamanho da barriga durante a gestação. O tipo de alimentação que ela leva, o peso antes da gravidez, tudo isso vai influenciar no crescimento da barriga.

Após a 20ª semana de gestação, é comum que a barriga da mulher fique momentaneamente dura. Isso acontece por conta das contrações de treinamento, chamadas de contrações de Braxton Hicks1. Elas são nada mais nada menos do que contrações que o corpo faz para se preparar para o trabalho de parto.

Você acorda, olha para baixo e tem a sensação de que a sua barriga está mais sarada, chapada e sem elevações. Não é impressão: o fenômeno, inclusive, tem nome: abdômen matinal. Essa barriga mais sarada acontece devido a uma questão que você já pode ter desconfiado, o fato de desinchar, que é resultado da desidratação.

Um dos mitos mais comuns é sobre a relação entre o tamanho da barriga e o tamanho do bebê. Pelo tamanho da sua barriga não sabemos e não podemos avaliar o tamanho do bebê.

É a sua primeira gravidez e a barriga não está crescendo? Parece que todas as outras gestantes já têm a sua barriga de grávida menos você? Não se preocupe, ter barriga pequena na gravidez nem sempre indica alguma anormalidade.

"Estou no sexto mês de gestação e não tenho barriga. Há algo de errado com o bebê?" O fato de parecer muito magra não significa que o bebê seja pequeno ou tenha problemas de crescimento. Inclusive, é possível manter o abdômen “definido” durante a gravidez.

Algumas podem ficar com a região estufada ainda mesmo sem apresentar a barriga de gestante. O importante em casos em que a barriga demora a aparecer é saber se está tudo bem com o bebê. Se ele estiver do tamanho correto e peso adequado, pode ser uma questão física do corpo da mãe apenas.

1. Primeiro trimestre – A 1ª das 12 semanas da gravidez tem a sonolência mais forte. Isso porque o corpo sofre mais alterações nessa fase, como o pico hormonal e o crescimento da placenta. É comum que algumas gestantes apresentem queda da pressão arterial, o que também traz a sensação de fadiga.

Os estudos mostram que, em média, os bebês podem reconhecer a voz do pai com cerca de 8 meses de idade. No entanto, isso não significa que todos sejam capazes de fazer isso nesta idade.

Não existem evidências de que uma posição específica ou determinado momento do ciclo menstrual aumentem a probabilidade de ter uma filha”. Para descobrir o que a ciência diz, vamos nos aprofundar um pouco mais nas alegações do doutor Shettles e em outros mitos sobre a concepção.