Qual foi o principal tema do discurso Martin Luther King?

Perguntado por: afreitas . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 12 votos

Martin Luther King lutou para que os negros tivessem os mesmos direitos civis dos brancos. Fez isso nos Estados Unidos da América, mas se tornou um ícone mundial. Desde jovem, notou que em todo o território, principalmente nos estados do Sul, a segregação social e racial era uma realidade a ser enfrentada.

Com a sua excelente oratória, o Dr. Martin Luther King teve como objetivo encorajar a nova geração a eliminar o racismo, criando uma sociedade melhor para o futuro. Além disso, também foram mencionados passos que deveriam ser seguidos para alcançar a igualdade racial.

I Have a Dream

O governo francês está enfrentando inúmeras críticas desde que publicou um vídeo em homenagem ao famoso discurso de Martin Luther King — “I Have a Dream” (Eu tenho um sonho) — com a participação apenas de crianças brancas.

foi um grande líder pacifista. Lutou incessantemente pelos princípios de liberdade e igualdade, e pelos direitos civis na América. Pelo combate pacífico contra o preconceito racial, ganhou o Prêmio Nobel da Paz. Mas a trajetória de um dos mais importantes e respeitados líderes políticos negros foi breve.

A luta liderada por Martin Luther King não se baseava em atos violentos, mas sim no pacifismo. Suas manifestações eram ordeiras, como passeatas e discursos, com o objetivo de se alcançar a igualdade racial nos Estados Unidos por meio do diálogo e do entendimento.

"Eu Tenho um Sonho" (em inglês: "I Have a Dream") é o nome popular dado ao histórico discurso público feito por Martin Luther King, ativista político e pastor estadunidense, no qual falava da necessidade de união e coexistência harmoniosa entre negros e brancos no futuro.

"Eu tenho um sonho", repetiu, por diversas vezes em sua fala, ao profetizar uma terra de liberdade e oportunidade em que "nossos filhos não serão julgados pela cor de suas peles, mas pelo conteúdo de seu caráter".

Em 1963, liderou a Marcha sobre Washington, quando reuniu 250 mil pessoas e pronunciou seu importante discurso, a partir da frase “I have a dream” (Eu tenho um sonho) para idealizar uma sociedade em que negros e brancos poderiam conviver em paz e harmonia.

No último sábado (26), cerca de 200 mil pessoas se reuniram no Lincoln Memorial, em Washington D.C., a capital americana. O sonho de Martin Luther King Jr foi realizado parcialmente, já que o reverendo e ativista pelos direitos civis foi assassinado em um atentado, cinco anos depois.

Nascido na Geórgia, um dos estados americanos mais afetados pelas exclusão dos negros, ele proclamou, em 28 de agosto de 1963, aos degraus do Lincoln Memorial, em Washington, o seu mais famoso discurso, intitulado " Eu tenho um sonho " ("I have a dream", em inglês).

2. Direito de sonhar. Foi durante a Marcha sobre Washington, em 1963, que King fez seu discurso mais famoso, intitulado “I Have a Dream!” (Eu tenho um sonho!, em tradução para o português).