Qual é o papel do sonho?

Perguntado por: afigueiroa . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 20 votos

O sonho lúcido nos abre para a possibilidade de sermos mais introspectivos e controlarmos melhor nossa mente, e isso nos ajuda a prever rumos e a escolher qual o mundo que queremos, algo que hoje parece estar num caminho um tanto perigoso.

Segundo a teoria freudiana, os sonhos revelam insights sobre desejos e emoções ocultas. Outras teorias proeminentes sugerem que os sonhos auxiliam na formação da memória, na solução de problemas ou simplesmente são um produto da ativação cerebral aleatória.

Sonho é um projeto de vida, algo que dá sentido à sua existência, que te faz encontrar a motivação para superar as dificuldades e aprender com os desafios.

Sonho é uma experiência humana universal que pode ser descrita como um estado de consciência caracterizado por acontecimentos sensoriais, cognitivos e emocionais durante o sono, afirmam os psicólogos.

Para esses estudiosos e profissionais, os sonhos são uma maneira de acessarmos aspectos inconscientes da psique — ou seja, questões às quais não temos acesso direto enquanto estamos acordados. Segundo a psicanálise, os sonhos são capazes de expressar, por exemplo, nossos medos e desejos mais profundos e ocultos.

De acordo com os cientistas, o problema ocorreu porque, atualmente, os hábitos de sono não são bons. Quando dormimos pouco, por exemplo, o sono REM pode nem chegar a acontecer; já itens que interrompem a noite de sono, como despertadores, atrapalham e até impedem os sonhos.

O sonho é o resultado de processos inconscientes em nossa mente enquanto dormimos, que devido a sua intensidade conseguem interferir em nosso sono, mas ao invés de acordar, sonhamos.

Sonhar alto é fundamental para que o ser humano corra atrás daquilo que realmente almeja. Pessoas que se contentam com aquilo que possuem, sem pensar no futuro e batalhar por coisas melhores, ficam no mesmo lugar, privados de novas descobertas, de maneiras inéditas de ver o mundo e de viver.

Segundo o dicionário: Sonho é: a ação ou efeito de sonhar, de reunir no pensamento, na mente, imagens, ideias que aparecem no decorrer do sono. Anseio ou vontade permanente, viva e constante. Objetivo é: o que se pretende alcançar, realizar ou obter; propósito, meta, alvo.

Neste relato, podemos ver claramente três aspectos do sonho: o compensatório, o arquetípico e o inaugural.

Para Freud, o sonho constitui "uma realização (disfarçada) de um desejo (reprimido)". Possui um conteúdo manifesto, que é a experiência consciente durante o sono, e ainda um conteúdo latente, considerado inconsciente.

Sonhos lúcidos são aqueles em que você está consciente de que está sonhando. Diferentemente dos sonhos comuns, nos quais você age de forma automática e não questiona a realidade ao seu redor, nos sonhos lúcidos você possui a capacidade de reconhecer que está em um mundo onírico e pode exercer controle sobre ele.

Os sonhos podem também ser ―causa‟ do futuro: assim como ao sonhador se apresentam atos e pensamentos durante a vigília, as imagens que aparecem no sonho sugerem atos e pensamentos na realidade porvir. Mas, habitualmente, a relação entre sonho e evento é, segundo Aristóteles, casual.

40 minutos

Os sonhos ocorrem durante o período chamado de REM (rapid eye movements), chamado de “rápido movimento dos olhos”. Um sonho normal, em média, dura cerca de 10 a 40 minutos.

Tipos de sonhos e classificações: entenda sobre cada uma
Assim, no geral, eles podem ser divididos em sonhos: lúcidos, premonitórios e telepáticos.