Qual foi o presidente que ganhou no primeiro turno no Brasil?

Perguntado por: eribeiro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 6 votos

Fernando Henrique Cardoso (PSDB) - 53.06%

Observação: Foi o primeiro Presidente eleito pelo voto popular depois de 25 anos de regime de exceção. Seu curto período de Governo foi marcado por escândalos de corrupção o que levou a Câmara dos Deputados a autorizar a abertura do processo de Impeachment em 02.10.1992 e Collor foi afastado do poder.

No entanto, uma virada entre as duas etapas nunca foi verificada nas eleições presidenciais. Segundo levantamento realizado pelo Poder360 com os resultados do 1º e do 2º turno das eleições para a Presidência da República desde a redemocratização, quem venceu no 1º turno sempre levou o pleito.

Bolsonaro vence 1º turno no DF e em 12 Estados; veja quais | Eleições 2022 | Valor Econômico.

  • Curitiba e Região Paraná Curitiba e Região.
  • Campos Gerais e Sul Paraná Campos Gerais e Sul.
  • Norte e Noroeste Paraná Norte e Noroeste.
  • Oeste e Sudoeste Paraná Oeste e Sudoeste.

Lula foi o melhor presidente da história e Bolsonaro é o pior, apontam eleitores. O ex-presidente Lula (PT) foi o escolhido pelos eleitores brasileiros como o melhor presidente da história da Nova República, segundo a mais nova pesquisa do instituto Ipespe, divulgada nesta quarta-feira 6.

Votação Geral
No primeiro turno, o ex-presidente Lula foi o mais votado, com 48,43% dos votos válidos, o que totaliza mais de 57,2 milhões de brasileiros. Bolsonaro veio logo atrás com 43,2%.

Partido não perdeu votos em nenhum Estado em relação à última eleição; atual presidente perdeu principalmente no Sudeste. A diferença no 1º turno das eleições do candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, e do presidente Jair Bolsonaro (PL) foi de 6,2 milhões de votos.

A vitória do ex-presidente está concentrada no Nordeste - ele venceu em todos os Estados dessa região. Bolsonaro teve mais votos no Distrito Federal e em 12 Estados, sobretudo no Sul e no Centro-Oeste.

Cidades onde Bolsonaro teve mais votos
Entre os Estados, o atual presidente recebeu, assim como no primeiro turno, votação mais expressiva em Roraima, com 76,08% dos votos. Em outros dois Estados o atual presidente ultrapassou a barreira dos 70%: Rondônia (70,66%) e Acre ( 70,30%).

Lula teve 50,9% dos votos válidos —excluídos os nulos e os brancos— e Bolsonaro, 49,1%. O vencedor foi anunciado pelo tribunal pouco antes das 20h do último domingo (30), quase três horas depois do fim da votação em todo o país.

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu em menos capitais do que o presidente Jair Bolsonaro (PL) no 2º turno. O petista teve mais de 50% dos votos válidos em 11 capitais.

Confira os municípios onde Lula teve mais votos
Os resultados por Estado acompanharam os números do primeiro turno. O Piauí foi, mais uma vez, onde o petista obteve melhor desempenho: 76,86%, ante 74,08% dos votos válidos no primeiro turno. Das dez cidades que mais votaram em Lula, oito ficam no Piauí.

Venceu a eleição presidencial de 2002, derrotando José Serra no segundo turno. Na eleição de 2006, foi reeleito ao superar Geraldo Alckmin no segundo turno.

Nikolas Ferreira é o deputado mais votado do País com 1,47 milhão de votos. O candidato que teve a maior votação para deputado federal nesta eleição foi o vereador de Belo Horizonte, Nikolas Ferreira (MG) pelo PL.