Qual é a importância de namorar?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 18 votos

Estudos comprovam que namorar faz bem a saúde, prevenindo doenças e ajudando a recuperação de outras. Amar alguém, ou até mesmo a sensação de se sentir apaixonado traz inúmeros benefícios, não só psicológicos, mas também físicos.

Namoro significa a relação afetiva mantida entre duas pessoas que se unem pelo desejo de estarem juntas e partilharem novas experiências. É uma relação em que o casal está comprometido socialmente, mas sem estabelecer um vínculo matrimonial perante a lei civil ou religiosa.

1- Mais felicidade. Existem estudos que comprovam que um relacionamento nos deixa mais felizes e saudáveis. Isso se deve, primeiramente, aos hormônios liberados quando estamos com alguém que amamos. Como a oxitocina, conhecida por “hormônio do amor”.

Namoramos para exercitar o prazer, para se sentir pleno, ter um projeto de vida, para se sentir feliz e, quem sabe, deixar alguém feliz.

Um relacionamento saudável precisa ter alguns pontos principais, como o diálogo, a confiança, o respeito e o amor. Para que se mantenha o relacionamento a dois, é necessário reinventar, sair da rotina, tratar um ao outro de uma maneira carinhosa e fazer elogios.

Ser um namorado é olhar alguém com carinho e com o objetivo de cuidar desse alguém. É estar sempre pensando nessa pessoa estando ela próxima ou distante de nós. Ser um namorado é ter no coração, no centro de tudo, um sentimento especial a que chamamos amor. Sentimento este que não mede esforços e não se cansa de amar.

Não existe regra ou uma idade mínima para o primeiro relacionamento amoroso. Uma menina de 16 anos pode não estar pronta, enquanto um garoto de 14 talvez esteja mais maduro, ou vice-versa.

O Relacionamento Perfeito é Aquele Que Te Faz Feliz
Quando um casal começa a se relacionar, está dando início a uma nova história e a cada dia conhece melhor o mundo um do outro.

Um relacionamento saudável é regado de confiança e respeito. Assim, mesmo que tudo não seja um mar de rosas, não há cobranças desproporcionais e as brigas são resolvidas com rapidez. Além disso, existe muito apoio e torcida para que ambos consigam alcançar o que querem.

Namorar é estar com a pessoa que a gente gosta e não precisar de mais nada, não importa o lugar ou o porquê. Quando encontramos alguém que a gente quer dividir nossos momentos, alegrias e tristezas, encontramos um parceiro, que estará com você para o que der e vier.

É perfeitamente normal que você não queira relações com pessoas do sexo oposto. A sexualidade é bem fluida e sempre é possível que haja atração por outro grupo de pessoas (ou até que não tenha atração por ninguém, o que também é normal).