Qual foi o fim de Noemi na Bíblia?

Perguntado por: odinis . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 15 votos

Desde a morte de seu marido e dois filhos, Noemi também ficou viúva sem filhos. Ela não tinha família em que confiar em Moabe e já havia passado da idade marital. Noemi estava em uma situação desesperadora e lamentável e determinada a retornar ao seu país natal, Israel.

Noemi foi uma mulher que experimentou dor, fome e sofrimento, mas perseverou. Casou com Elimeleque e tiveram dois filhos, Malom e Quiliom. Saiu da sua terra, Belém de Judá, Israel, para ir morar em Moabe, onde um povo frequentemente estava em guerra com Israel.

Noemi nos adverte para o fato de que se não nos valorizarmos e nos respeitarmos, não podemos esperar que os outros o façam. E Rute nos ensina a pensar comunitariamente e a agir com amizade verdadeira. Assim, um outro título possível para esta reflexão, inspirado no cancioneiro popular, seria “amigas para sempre”.

Noemi foi esposa de Elimeleque, mãe de Malom e Quiliom e sogra de Rute e Orfa. A história de Noemi está registrada no livro de Rute no Antigo Testamento. É especialmente devido à relação de companheirismo por parte de sua nora, Rute, que as pessoas ficam curiosas para saber quem foi Noemi na Bíblia.

Sabiamente, Noemi busca aproximar Rute de Boaz, um rico parente de seu falecido esposo. Os dois se casam e geram um filho que se chamou Obed. Informam os últimos versos do livro de Rute que Obede teria sido criado por Noemi. Ele veio a ser o avô do rei Davi.

Fortes emoções esperam por Noemi (Amanda Grimaldi). Nos próximos capítulos de Jesus, que está em reprise na Record TV, ela é dada como morta. Petronius (Fenrnando Pavão), é claro, fica chocado ao saber que perdeu a moça em um incêndio.

Assim, com esse desfecho inesperado, a família de Noemi voltou a sentir alegria de viver. Rute e Boaz se casaram e tiveram um filho, chamado Obede. Este, foi motivo de alegria para seus pais e para a avó que, agora, reconhecia que a bondade de Deus está sempre presente.

Malom apresenta a taberna para Quiliom. Mesmo contra a vontade de Rute e Orfa, os irmãos se envolvem com jogos de azar. Na sequência, eles são mortos por capangas de Oriel. Antes de partir, o filho primogênito de Noemi se desculpa com a esposa.

Depois de algum tempo, Elilmeleque morreu e sua esposa Noemi ficou sozinha com os dois filhos. Eles se casaram com mulheres moabitas, uma delas de nome Orfa e outra de nome Rute. A família passou quase dez anos na terra dos moabitas e depois de algum tempo os filhos de Noemi também morreram.

Elimeleque e seus filhos morreram em Moabe, deixando Noemi, Ruth e Orfa viúvas. Após receber notícias de que Deus voltou a trazer comida à terra de Judá, Noemi volta para Israel, mas aconselha suas noras à retornarem às casas de suas mães.

Boaz, por outro lado, estava disposto a dar o passo altruísta de casar-se com Rute e garantir que ela tivesse segurança e bem-estar, assim como Noemi. Dessa e de outras formas, Boaz é como um protótipo do Salvador, que redimiu toda a humanidade sem pensar em benefício próprio.

Elimeleque, segundo a Bíblia, era o marido de Noemi, sogra de Rute.

Significa minha suavidade. Revela incerteza e, ao mesmo tempo, curiosidade por tudo que acontece ao seu redor. Num sentido universal, é próprio de pessoas que desejariam ver resolvidos todos os problemas num instante.

Deu à luz Boaz, que foi bisavô de Davi, tornando-se assim, da linhagem de Jesus. O Novo Testamento, no Evangelho segundo Mateus, informa que Raabe teria sido esposa de Salmom e mãe de Boaz, o Evangelho segundo Lucas também cita Salmom como pai de Boaz, entrando assim para a genealogia de Jesus e do rei Davi.

Depois da morte dos dois filhos, Noemi incentivou as noras a morarem com suas respectivas famílias para terem alguém que cuidasse delas. Uma das noras de Noemi, Rute, decidiu ficar com ela. As duas retornaram a Belém onde um homem chamado Boaz, que era parente do marido de Noemi, ajudou a suprir as necessidades delas.