Qual é o Santo Exu?

Perguntado por: icordoba7 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Santo Antônio

A data faz com que, no sincretismo com a religião católica, Exu seja representado por Santo Antônio.

Santo Antônio de Pemba

Exú – Santo Antônio de Pemba ou santo Antônio.

A relação sincrética entre Exu e Santo Antônio tem suas raízes na fusão cultural e religiosa que ocorreu no Brasil durante o período colonial. No caso específico de Exu, um dos orixás mais populares da umbanda, ele é frequentemente sincretizado com Santo Antônio, um dos santos mais populares do catolicismo.

É uma espécie de mensageiro, que faz a ponte entre o humano e o divino e muitas vezes é descrito como sendo travesso, fiel e ... O Exu na Igreja Evangélica A tolerância à diversidade é a palavra de ordem do momento.

Entre os mitos está o de que as pessoas que possuem esse orixá como guia possuem azar, sendo marcadas pelo destino como sofredores. No entanto, ele está entre os orixás mais importantes. O Exu possui a função de promover a comunicação entre o ser humano e os orixás, já que ele fala todas as línguas.

Mesmo considerado um mestre juremeiro, Zé Pilintra, ou simplesmente Seu Zé, é umas das representações mais populares das macumbas cariocas, de onde chegou aos terreiros de umbanda, tendo seu culto difundido em todo o Brasil.

Nossa Senhora Aparecida na Umbanda é Oxum . Uma santa referenciada no ritual católico como Maria, Mãe de Jesus, mas também muito reverenciada dentro da Umbanda.

O Exu é um Orixá trabalhor, defensor e conhecido como o mensageiro e o Guardião dos terreiros, das aldeias, das cidades, das casas, do axé e do comportamento humano. Além disso, ele representa a comunicação, a paciência, a ordem e a disciplina.

Essa saudação a Exu pode ser entendida como "Salve o mensageiro", "Olhe por mim Exu" e "Me guarde".

A partir disso o culto à Ogum (Omodê Okunrin) estaria ligado ao dos Guardiões Imole Exú, sendo o Imole Exu Sorokê um guardião de Ogum, se mesclando de tal forma que passou a ser entendido como um Orixá Meji ou Duplo, metade Ogum e metade Exu Xoroquê.

Quando se veem as primeiras Bíblias traduzidas para o iorubá ou fon-ewe, Exu ou Legba é traduzido como “evil”, o mal (em inglês), o diabo. Mesmo o Alcorão traduzido para o iorubá o coloca como ash-Shaitan, o demônio.

Olorum

Os umbandistas acreditam na existência de um deus soberano chamado Olorum (equivalente a Olódùmarè). Eles também creem na imortalidade da alma, na reencarnação e no carma, além de reverenciar entidades, que seriam espíritos mais experientes que guiam as pessoas.

É o responsável por conduzir as almas dos falecidos para o plano espiritual, atuando como um "policial" do mundo dos mortos.

Conheça mais sobre sua história, arquétipo e simbologia! Exú e Pomba Gira são Orixás que protegem. Regem a comunicação, poder pessoal e dádivas.